Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Mostra exibe 400 obras artísticas de estudantes do Cândido Portinari

Com apresentações musicais, teatrais, poesia e oficinas de pinturas, a mostra explora os trabalhos de estudantes novatos, intermediários e experientes.

Por Redação
18/12/2019 19h41

Exposição está espalhada nos três andares do centro

Estudantes do Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari, em Macapá, expõem cerca de 400 obras de diversas técnicas na Mostra de Artes 2019, que iniciou nesta quarta-feira, 18, e segue até quinta, 19. Durante o evento, são ofertadas oficinas de pintura dinâmica de aves, retrato com aquarela e nanquim aguado, além de apresentações de artistas musicais.

As obras são resultado dos cursos técnicos em Artes Visuais e de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Serigrafia, Ilustrador, Artesão de Pintura em Tecido e Cartonagem. A proposta é impulsionar e incentivar o início da carreira dos artistas aprendizes como produtores artísticos.

Um dos estudantes de nível intermediário, José Guilherme, 18 anos, mostrou, com orgulho, seis trabalhos dele que estão em exposição, em cinco galerias de técnicas diferentes.

“Minhas obras são nas técnicas de retrato, técnicas úmidas, estética, criação de personagens e modelagem. Estou contente por expor meu trabalho”, comemorou.

Nesta edição da mostra, a artista homenageada é Irê Peixe, filha do ícone das artes visuais, o amapaense R. Peixe. Ela trabalha com paisagens, autorretrato e outros estilos. Com influências marcantes do impressionismo e abstracionismo, a artista utiliza materiais como pasta de modelagem, areia e pigmentos naturais. Atualmente, Irê vive na França, ofertando cursos de pinturas para crianças, adolescentes e jovens.

O diretor do Cândido Portinari, José Edivam, disse que as obras foram espalhadas nos três andares do centro, para dar espaço a todos os artistas.

“Reunimos cerca de 400 obras dos novatos aos mais experientes, e, isso, proporciona uma experiência diferenciada ao visitante. A cada andar, é possível perceber a evolução do resultado de cada artista”, descreveu.

A programação artístico-cultural acontece de 17h às 19h, com música, poesia e teatro, além de atividades instrutivas, como as oficinas de pintura dinâmica de aves, retrato com aquarela e nanquim aguado com os artistas visuais J. Marcio, Igum D’Jorge e Gesiel dos Santos. Há também a participação especial dos artistas Ozy Rodrigues, Jackson Amaral, Jean Leitão e Elisângela, Kassia Modesto, Erick Porza, Osmar Jr., Andrea Lopes, Haian Chandra, Nega Áurea, Wendel Cordeiro, Fernanda Canora, Cia de Artes Tucuju e Banda Brega Pop.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: