5ª Ciclo de Capacitação do Selo Unicef reúne representantes de nove municípios do Amapá
Os assuntos abordados se voltam aos compromissos dos municípios e também do estado com a garantia dos direitos das crianças e adolescentes em relação à saúde.
Debates acontecem no Centro de Ensino Profissionalizante Josinete Barroso, no Buritizal
Acontece em Macapá nos dias 26 e 27, hoje e amanhã, o 5ª Ciclo de Capacitação do Selo Unicef – Edição 2017-2020, com a presença de representantes de nove municípios do Amapá. O encontro serve para que gestores do Governo do Amapá e demais cidades alinhavem objetivos e metas dentro da contextualização da saúde, envolvendo temas relacionadas à primeira infância e questões migratórias. O evento ocorre no auditório do Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá Professora Josinete Oliveira Barroso (Cepajob).
Os assuntos abordados se voltam aos compromissos dos municípios e também do estado com a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Durante o evento são discutidos os resultados sistêmicos e o que falta fazer para a prevenção e o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis; melhoria do estado nutricional; desenvolvimento infantil pleno e a atenção à saúde dos migrantes.
A secretária de Estado de Inclusão e Mobilização Social, Albanize Colares, que também é coordenadora do Unicef no Amapá, destacou a importância da certificação para o município e garantiu que as equipes técnicas não têm medido esforços para avançar e fortalecer cada vez mais as políticas públicas.
“Estamos reunidos para observar e discutir como está o andamento das metas nas cidades, para que o município alcance o selo ao fim de período de quatro anos. Mas isso depende de um trabalho conjunto e estamos aqui para tratar de todos esses pontos”, disse.
Segundo o Oficial de Saúde da 1ª Infância da Unicef/Amazônia, Antônio Carlos Amaral, é importante para os municípios aderirem ao selo.“Estamos nesse ciclo para discutir saúde. Esse é o foco, pois, precisamos de resultados para dar qualidade de saúde para as crianças e adolescentes nos municípios, com ênfase para a região amazônica. Caso a cidade consiga o selo é garantia que os investimentos foram feitos e deram o saldo esperado”, disse.
Antes de encerrar o período dos quatro anos haverá mais um ciclo de debates, que ocorrerá no primeiro semestre de 2020. Após todos esses serviços e avaliações é que os municípios poderão receber o Selo Unicef.
Os municípios participantes deste ciclo são Macapá, Santana, Mazagão, Vitória do Jari, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari e Calçoene.
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
Ao aderir ao Selo o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo Unicef é espontânea.
O Selo Unicef contribui para o alcance de 8, dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!