Universidade do Estado do Amapá inaugura espaço de acolhimento para crianças filhas de mães e pais universitários
Projeto diminui a distância entre a maternidade e o diploma, com ocombate direto à evasão universitária, garantindo espço seguro para filhos de estudantes.
Em uma iniciativa histórica de apoio e permanência estudantil, a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) inaugurou o Espaço de Acolhimento Iara, projeto inicial da creche universitária gratuita destinada a filhos de estudantes. O projeto nasce como uma política de inclusão, reconhecendo a maternidade como um desafio que não deve levar ao abandono dos estudos.
A inauguração contou com a presença da reitora, da equipe pedagógica e de alunos beneficiados, que destacaram o alívio de saber que seus filhos estarão seguros no mesmo campus enquanto eles buscam sua formação.
"É um antigo sonho nosso e que antecede um outro projeto um pouco maior, que é a creche universitária. Enquanto a creche não se concretiza nós inauguramos esse novo espaço para as nossas alunas que têm filhos pequenos" afirmou a reitora Kátia Paulino.
A Ueap também tem uma brinquedoteca no campus II, porém com menor capacidade de atendimento, logo, o Espaço Iara é um trabalho multidisciplinar que conta com o apoio pedagógico e psicológico dos servidores da Ueap, banheiros adaptados ao uso infantil, e oferta lanches às crianças em todos os turnos.
Cuidado e Desenvolvimento
A qualidade do acolhimento e o desenvolvimento infantil são eixos centrais do projeto. Segundo a pedagoga Nádia Serique, coordenadora Pedagógica do Espaço, a metodologia vai muito além da simples guarda.
"O espaço vai funcionar pelos 3 turnos, recebendo crianças de 3 a 10 anos, que serão atendidas pelos nossos educadores lúdicos e bolsistas, que farão diversas atividades enquanto os seus pais exercem suas atividades acadêmicas aqui na Ueap”, ressaltou a coordenadora.
O impacto do projeto na vida pessoal e acadêmica dos estudantes é imediato. Izabela Araújo, aluna do curso de Letras Francês, ingressou este ano na universidade e não esconde a emoção ao falar do benefício. Desde o início das aulas, Izabela levava sua filha para a sala de aula pela manhã.
"Nós que somos mães e pais precisamos de um tempo de concentração. Com esse espaço, nós podemos estudar com mais liberdade e segurança, sabendo que elas estão num espaço educativo sendo cuidadas por profissionais", desabafou a estudante.
Para ela, tanto os pais como as crianças precisavam do Espaço Iara, pois o tempo passado ali é construtivo para o desenvolvimento da criança, e permite ao pai o seu desenvolvimento acadêmico. "Agora, sei que ela está aqui pertinho, segura, enquanto eu estou na aula".
A inauguração do Espaço de Acolhimento Iara marca a filosofia de inclusão da Universidade do Estado. As políticas sociais implementadas na Ueap têm permitido que mais estudantes concluam a graduação em busca de uma carreira profissional qualificada.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!