Dia do Servidor Público: Governo do Amapá celebra conquistas e reforça compromisso com a valorização dos profissionais
Nos últimos dois anos e dez meses, o Governo do Estado consolidou avanços históricos em reestruturações de carreiras, concursos públicos e programas de reconhecimento ao servidor.
O Governo do Amapá celebra nesta terça-feira, 28, Dia do Servidor Público, as conquistas alcançadas a partir do diálogo permanente com as categorias e da consolidação de uma política de valorização que buscar transformar o serviço público estadual. Desde 2023, o Comitê de Valorização do Servidor instituído pela atual gestão tem promovido encontros e estudos técnicos que resultaram em importantes avanços construídos com responsabilidade fiscal e ampla participação das entidades representativas.
“É um dia para se festejar, porque fizemos a maior reestruturação de carreiras de todos os tempos. Em 2023 foi instituído o Comitê de Valorização do Servidor Público, e desde então temos mantido o diálogo junto aos sindicatos para chegar a esse momento. Demos reajustes lineares, promovemos reestruturações e avançamos com equilíbrio e compromisso. Essa é uma forma de agradecer a todo o comprometimento, responsabilidade e ética dos nossos servidores”, destaca a secretária de Estado da Administração, Cinthya Mendes.
Entre os marcos da gestão, está a reestruturação de mais de 30 carreiras no funcionalismo público estadual — uma conquista que, segundo a secretária, representa “um grande passo dentro dos limites da responsabilidade financeira e orçamentária, o que reforça o compromisso do Governo do Amapá com quem faz o serviço público acontecer”.
Outro avanço expressivo foi o maior chamamento de concursados da história recente, com mais de 6 mil candidatos convocados. A maioria dos chamados é referente a concursos realizados em 2022, e mais da metade dos convocados já tomou posse em seus cargos. “O governador Clécio Luís se comprometeu com as convocações, e estamos cumprindo esse compromisso”, afirmou Cinthya.
Além disso, o Estado retomou o Curso de Formação de Oficiais, que há mais de 12 anos não era executado, e já projeta novos concursos públicos para 2026, contemplando as áreas da saúde, polícia civil e grupo gestão.
A valorização do servidor também passa pela formação continuada. Por meio da parceria com a Escola de Saberes Públicos (Esap), mais de 7 mil servidores já foram beneficiados com mais de 100 cursos e eventos de capacitação.
Para Sanny Souza da equipe da coordenadoria de Gestão de Pessoas da Sead, a valorização é um gesto que reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados à população.
“O servidor representa aqueles que se dedicam a cuidar das pessoas e a contribuir para o bem da sociedade por meio do nosso trabalho. É uma grande satisfação fazer parte de uma gestão que reconhece e valoriza o servidor, porque cuidar de quem trabalha é essencial para oferecer um serviço público de qualidade”, ressalta Sanny.
Outro destaque da política de valorização é o Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), que reconhece o legado de servidores que dedicaram décadas à administração pública. Entre as duas edições já realizadas — o PAI I, concluído em 2023, e o PAI II, em andamento — mais de mil servidores efetivos aderiram ao programa.
“Com as adesões, o PAI tem se mostrado um instrumento eficaz de planejamento de pessoal e de gestão responsável das carreiras públicas, permitindo ao Estado renovar seus quadros e, ao mesmo tempo, reconhecer o trabalho e a história dos servidores que ajudaram a construir o Amapá”, reforçou a secretária Cinthya.
Neste 28 de outubro, o Governo do Amapá reafirma seu compromisso com o respeito, o diálogo e o reconhecimento àqueles que, com dedicação e ética, constroem diariamente um serviço público de qualidade para todos os amapaenses.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!