Governo do Amapá promove consulta ativa com a realização da 1ª Conferência Estadual de Direitos Humanos
O evento ocorre na sexta-feira, 31, em Macapá, e pretende fortalecer as redes de direitos humanos nos 16 municípios.
Com o tema "Direitos Humanos na Amazônia e suas Fronteiras: Democracia, Participação Popular e Garantia de Direitos", o Governo do Amapá realiza na sexta-feira, 31, a 1ª Conferência Estadual de Direitos Humanos. A programação acontece no Ceta Ecotel, no bairro da Fazendinha, em Macapá.
Marco do compromisso da atual gestão, o evento é coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (Sedih), para fortalecer e integrar políticas públicas em diversas áreas, incluindo saúde, educação e segurança, com foco em garantir os direitos de todos os cidadãos.
“A conferência visa avaliar as políticas existentes, planejar o futuro, alinhar-se às políticas nacionais, criar o Conselho Estadual de Direitos Humanos e promover o diálogo com a população por meio de caravanas nos municípios”, pontuou o secretário da Sedih, Richard Madureira.
A conferência funcionará como espaço democrático de escuta ativa, promovendo a participação direta da sociedade civil na formulação de políticas públicas voltadas à promoção e efetivação dos direitos humanos no estado.
O presidente da Comissão de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos do Governo do Amapá, André Lopes, definiu a realização do evento como um divisor de água, representando um espaço de diálogo e democracia.
“Após ouvir a população em todos os municípios, a conferência reunirá diversas comunidades historicamente excluídas para construir políticas públicas, considerando os desafios geográficos da Amazônia”, comemorou o presidente.
No total 198 delegados farão parte da I Conferência Estadual de Direitos Humanos. Eles atuarão como “embaixadores” dos direitos dos cidadãos nos 16 municípios do Estado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!