Secretaria de Educação apresenta projetos premiados e oficinas interativas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Stand da Seed reúne iniciativas da rede pública que unem inovação, sustentabilidade e protagonismo estudantil.

Com apoio do Governo do Amapá, a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2025) iniciou na segunda-feira, 20, na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Macapá, reunindo instituições, pesquisadores e estudantes em uma programação marcada por oficinas, exposições e experimentos científicos. O evento tem como tema é “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, que conecta sustentabilidade, inovação e saberes amazônicos.
Entre os destaques do evento está o estande da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que apresenta uma mostra com projetos premiados na Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap). A exposição reúne trabalhos de escolas da rede estadual, com abordagens em biotecnologia, sustentabilidade e educação ambiental, demonstrando o potencial da ciência feita nas salas de aula.

“A Seed, em parceria com a Setec, trouxe para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia os melhores projetos apresentados na Feceap. São cerca de 30 trabalhos expostos durante os três dias, com turnos pela manhã e à tarde, para que o público conheça as iniciativas de nossos alunos e professores”, explicou Dayse Queiroz, coordenadora da Seed, no evento.
Ela destacou ainda que os projetos abordam temas como energia limpa, inovação tecnológica e reaproveitamento de recursos naturais.
“Todos os trabalhos foram premiados ou muito bem avaliados durante a Feira. Estamos aqui, valorizando o protagonismo dos nossos estudantes e o papel transformador da pesquisa escolar”, completou.

Um dos exemplos vem da estudante Ana Clara Rodrigues, de 17 anos, do 2º ano da Escola Estadual Dr. Alexandre Vaz Tavares. O projeto “Crustamazon análise comparativa da farinha do processamento de resíduos de crustáceos como biofertilizante na sojicultura” reaproveita carcaças de crustáceos para criar um adubo orgânico, unindo sustentabilidade e inovação rural.
“É um prazer representar minha escola e mostrar que alunos da rede pública também podem gerar impacto positivo na sociedade. Nosso projeto transforma resíduos em biofertilizante natural e contribui para melhorar a renda de famílias em áreas rurais, promovendo desenvolvimento sustentável”, contou a jovem pesquisadora, que já participou de feiras nacionais e internacionais.

O stande da Seed também apresenta experimentos científicos, oficinas educativas e banners explicativos de outras escolas, como o trabalho sobre o efeito larvicida de extratos vegetais no combate ao Aedes aegypti, desenvolvido por alunos da Escola Estadual Mário Quirino da Silva, sob orientação da professora Rose Benedita Rodrigues.
Uma das coordenadoras da SNCT no Amapá, Mônica Colares, reforçou o convite para o público visitar o evento.
“Temos uma vasta programação até quarta-feira, com palestras, oficinas e exposições voltadas para estudantes do ensino fundamental, médio e superior. A Semana está acontecendo aqui no Sebrae Macapá, e todos estão convidados a participar”, destacou a coordenadora.

A programação segue até o dia 22 de outubro, com atividades do Iepa, Unifap, Ueap, Ifap, Embrapa, Senai, Fapeap e Setec, além de apresentações culturais e painéis sobre biotecnologia, cultura oceânica e mudanças climáticas.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio do Governo do Estado do Amapá e instituições parceiras.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!