Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Instituições amapaenses expõem experiências tecnológicas durante 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025

Evento prossegue até quarta-feira, 22, na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Macapá.

Por Alice Palmerim
21/10/2025 11h50
Evento expõe novidades tecnológicas e atrai o público jovem

Com o apoio do Governo do Estado, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) apresentam novidades tecnológicas durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025. O evento acontece na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Macapá.

Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec) e do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), a SNCT, um dos maiores eventos científicos do país, convida à reflexão sobre a relação entre os oceanos e o cotidiano das pessoas, destacando a importância da preservação dos recursos marinhos e da conscientização ambiental.

Com o tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, o evento reúne instituições, pesquisadores, alunos e professores. Os estandes do Sesi e do Senai têm atraído grande público, principalmente entre os jovens, devido à proposta voltada à robótica, como explicou a professora da Escola Sesi, Fabíola Barroso.

“Estamos apresentando a proposta educacional que a instituição oferece para todas as idades, desde crianças de 4 anos até alunos de 70 anos, no EJA. Aqui, mostramos as maletas com os legos, que auxiliam no desenvolvimento, e também uma novidade tecnológica inovadora: o robô Nao, que interage com o público com as habilidades programadas”, destacou Fabíola.

Professora na Escola Sesi, Fabíola Barroso
O robô Nao é atração no stand do Sesi

Aluna do 8º ano da Escola Maria Mãe de Deus, Emanuele Rocha, de 14 anos, ficou bastante entusiasmada com a experiência no estande do Sesi.

“A gente está tentando montar um robô com os legos, seguindo o passo a passo. Está sendo bem legal, porque é algo muito novo. Nunca tinha montado um robô, está sendo algo bem interessante. Estou gostando muito deste evento”, disse a aluna.

Emanuele Rocha

Já no espaço do Senai, o foco é a biotecnologia e os jogos digitais, com apresentações de realidade virtual e exposição de produtos desenvolvidos por alunos dos cursos técnicos da instituição, como explicou o instrutor Eduardo Cardoso.

“Dentro da área de biotecnologia, os alunos da 3ª série do Ensino Médio precisam desenvolver projetos de pesquisa e inovação, especialmente voltados à região Norte e à Amazônia. Aqui, apresentamos alguns desses produtos, como sabonetes com óleo de açaí. Além disso, eles já desenvolveram gengibirra, celulose de caroço de açaí, biodiesel de óleo de atum e sabonete com óleo reciclado de cozinha”, destacou o instrutor.

Instrutor de Biotecnologia, Eduardo Cardoso

Outro espaço que chama a atenção é o da Embrapa, que atua há 44 anos no estado com pesquisas agropecuárias, tecnologias e inovações voltadas ao aumento da produtividade e à sustentabilidade regional. A pesquisadora e supervisora do setor de comunicação da Embrapa, Daniela Gonzaga, falou sobre as novidades apresentadas.

“A Embrapa costuma trazer as tecnologias mais recentes em que trabalhamos, principalmente voltadas à realidade do Amapá. Trouxemos, por exemplo, a prensa artesanal para extração de óleos, o açaí tinto, uma bebida fermentada que está fazendo muito sucesso, ração artesanal para peixes, entre outras tecnologias mais recentes, além das últimas pesquisas sobre a vassoura-de-bruxa da mandioca”, disse a pesquisadora.

Pesquisadora e supervisora do setor de comunicação da Embrapa, Daniela Gonzaga

Durante visita ao estande, a auxiliar administrativa Carla Patrícia, de 45 anos, ficou impressionada com a participação dos jovens no evento.

“Fiz um curso técnico de agroecologia e fiquei ainda mais interessada em aprender sobre o campo, sobre a produção de alimentos mais sustentáveis. Acho muito interessante a participação de crianças e jovens nesse tipo de evento, porque isso também desperta a consciência ambiental”, ressaltou Carla.

Auxiliar administrativa, Carla Patrícia

A programação, que acontece no Sebrae Amapá até o dia 22, visa promover um espaço de troca de experiências, descobertas e aprendizado.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o Governo do Estado do Amapá — por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec) —, além da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), do Senai, da Petrobras, da Embrapa e do Ifap.

Jogos de realidade virtual fazem sucesso no stand do Senai

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!