Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLV. ECONÔMICO

Caravana do Governo do Amapá leva serviços de apoio ao empreendedorismo para habitacionais de Macapá

A iniciativa garante atendimento para empreendedores interessados em participar da 6ª Programa Minha Primeira Empresa.

Por Cristiane Nascimento
13/10/2025 13h01
A iniciativa leva atendimento para os interessados em participar da 6ª edição do Programa Minha Primeira Empresa

Para garantir o amplo acesso às oportunidades e a participação efetiva da população nas políticas públicas, o Governo do Estado realiza uma caravana itinerante do Programa Minha Primeira Empresa. A iniciativa, iniciada na sexta-feira, 10, nos conjuntos habitacionais financiados em parceria com o Minha Casa Minha Vida, acontece nesta segunda-feira, 13, no Vila dos Oliveiras, na Zona Sul da cidade.

A ação é coordenada pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá) em parceria com a Secretaria Estadual de Habitação (Sehab), e além da divulgação, possibilita a inscrições de empreendedores interessados em participar da 6ª edição do Programa Minha Primeira Empresa, que está ofertando 130 vagas, abrangendo diversos segmentos das políticas públicas governamentais, como destacou o diretor de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Agência Amapá, Joselito Abrantes.

“Nós seguimos com essas inscrições abertas e queremos que mais pessoas possam usufruir dessas ofertas que contemplam jovens empreendedores, mulheres empreendedoras, beneficiários de programas sociais, empreendedor universitário, startups e multissetoriais. Assim, estamos com essa caravana nos residenciais, com estrutura e equipes preparadas para atender os moradores, como parte das atividades que desenvolvemos na Agência Amapá”, destacou Abrantes.

A caravana já passou pelo Residencial Miracema

O autônomo Washington Pantoja, de 38 anos, morador do Vila dos Oliveiras, trabalha com vendas de acessórios elétricos e aproveitou para buscar orientações e possibilidades de expansão do empreendimento.

Autônomo, Washington Pantoja aproveitou a oportunidade e buscou orientações para ampliar o negócio

“Vim buscar informações sobre como eu posso me inserir no programa Minha Primeira Empresa, entender todos os procedimentos sobre como participar dos editais de acesso a linhas de crédito e abrir minha loja física para expandir meu negócio. Isso que está acontecendo aqui hoje ajuda muito, principalmente, nós que estamos começando”, pontuou Pantoja. 

A caravana itinerante já passou pelo conjunto habitacional Miracema e estará nos dias 14 e 16 nos residenciais Nelson dos Anjos e Macapaba, respectivamente, como parte das políticas que garantem ampla assistência para quem mora nesses espaços, como enfatizou a coordenadora do Plantão Social do Vila dos Oliveiras, Malena Corrêa.

Coordenadora do Plantão Social do Vila dos Oliveiras, Malena Corrêa

"Essa é mais uma ação do Governo do Estado que mostra a preocupação e o cuidado com as comunidades dos residenciais. É uma fala que eu reforço muito, que é a questão do novo modelo de moradia. Essas pessoas vêm para o residencial e elas acabam, muitas vezes, perdendo aquele modelo que eles tinham de captar recursos para as despesas. Muitos são autônomos e essa oportunidade que está sendo ofertada garante acesso às políticas públicas para a manutenção da renda, e assim garantir os direitos e os deveres que eles têm", ressaltou Malena.

As inscrições para a 6ª edição do programa Minha Primeira Empresa podem ser feitas até 16 de novembro, de forma on-line ou presencialmente na Agência Amapá, localizada na Avenida Padre Júlio Maria Lombaerd, nº 2357, de segunda a sexta-feira, no horário de 9h às 17h.

O programa já financiou a criação de 178 pequenos negócios, dentre os segmentos de beneficiários de programas sociais, universitários, jovens empreendedores, mulheres empreendedoras, dentre outros, em 14 municípios do Estado, com aporte de R$ 4,1 milhões.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!