'Esta comenda não é apenas um prêmio, mas um símbolo de esforço coletivo dos educadores', afirma Clécio, ao receber prêmio educacional em Brasília
A escolha dos governadores premiados obedece a critérios técnicos e objetivos, mensurados a partir do Índice Estado Alfabetizador das Crianças na Idade Certa (IEA).

O governador do Amapá, Clécio Luís, recebeu nesta segunda-feira, 13, de forma inédita, a Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa. O reconhecimento prestigia a atuação do chefe do Executivo amapaense em prol do avanço da educação no estado, uma das prioridades da atual gestão. A solenidade ocorreu no plenário do Senado Federal, em Brasília (DF).
A escolha dos governadores homenageados obedece a critérios técnicos e objetivos, mensurados a partir do Índice Estado Alfabetizador das Crianças na Idade Certa (IEA). De acordo com o comitê organizador, Clécio foi um dos cinco governadores selecionados após análise criteriosa dos eixos: resultados de alfabetização, equidade racial e socioeconômica, formação continuada de professores e engajamento em regime de colaboração.
“Esta comenda não é apenas um prêmio, mas um símbolo do esforço alcançado pelos professores. Fazer educação na Amazônia é, antes de tudo, um ato de coragem, e isso não falta aos nossos educadores”, destacou Clécio Luís, durante o discurso no Senado Federal.

Segundo o Índice Estadual de Alfabetização, o Amapá avançou de 41,5% para 46,6% de crianças alfabetizadas na idade certa, um salto de 5,06 pontos percentuais, colocando o estado entre os cinco que mais progrediram dentro do programa. Houve ainda redução de quase 7% nas desigualdades entre escolas de diferentes contextos sociais. Em relação à formação continuada, o Amapá atingiu 100% de adesão das redes municipais aos programas de capacitação.
“São números importantes, mas esses dados têm rosto. Eles têm nome. Esses números representam a professora que atravessa o rio de catraia para alfabetizar, o professor que passa o fim de semana revisando planos de aula, o técnico que viaja horas por estradas de terra para entregar material pedagógico a tempo. Representam cada profissional que acredita que ensinar é semear o futuro”, enfatizou o governador.
A honraria conta com o apoio do Ministério da Educação, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, da Fundação Roberto Marinho e de entidades do terceiro setor ligadas à educação. A premiação evidencia os resultados concretos do trabalho realizado pelo Governo do Estado, que atua como um time engajado em garantir alfabetização na idade certa, desde a boa gestão dos recursos públicos até o compromisso diário nas salas de aula.
Inédito
Sob a coordenação do presidente Davi Alcolumbre (União-AP), o Senado Federal entregou, pela primeira vez, uma comenda a governadores que se destacaram em políticas públicas voltadas à alfabetização infantil.
“Ensinar todas as crianças a ler e escrever é fundamental. Sem isso, elas enfrentam dificuldades ao longo de toda a vida escolar. Se até os oito anos a alfabetização não acontece, o pleno potencial será dificilmente alcançado”, declarou o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre.

“Esse prêmio é dedicado a muitos professores do nosso Amapá, especialmente àqueles que atuam em regiões distantes dos centros urbanos, mas que não desistem e seguem com a missão de levar educação a todos”, afirmou o senador Randolfe Rodrigues.
O Governo Federal tem como meta alfabetizar mais de 80% das crianças da rede pública até 2030. Em 2024, o índice nacional chegou a 59,2%.
Educação no Amapá
Nos últimos anos, o Amapá vem passando por uma transformação significativa na área da educação. Somente nos dois últimos anos, 100 escolas foram reformadas e 30 reconstruídas. Até o final de 2025, a previsão é alcançar 40 escolas reconstruídas, o que representará 10% de toda a rede física estadual.
Além disso, o Governo do Amapá já convocou mais de 1,8 mil novos profissionais da educação, entre professores, pedagogos, cuidadores, intérpretes de Libras, gestores e técnicos.
Valorização do magistério
Simultaneamente, a gestão estadual tem promovido avanços históricos na valorização dos profissionais da educação, com reajuste salarial acumulado de 30% em três anos, sendo 12,3% apenas em 2025.
O avanço é fruto do diálogo com o Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá (Sinsepeap). Além do reajuste, o Governo do Estado mantém em dia as progressões de carreira dos servidores, além de garantir a concessão de licenças-prêmio.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!