Governo do Estado e Serviço Geológico do Brasil celebram convênio para o desenvolvimento e segurança do Amapá
A iniciativa inclui diagnóstico geoeconômico, diretrizes para o setor mineral e ações preventivas de risco.
Colaboração Alyne de Oliveira

Para subsidiar políticas para o setor mineral e a gestão territorial do Amapá, o Governo do Estado celebra com o Serviço Geológico do Brasil (SGB) convênio de cooperação técnica para a elaboração do Mapa Geoeconômico do Estado do Amapá, do Plano Estadual de Mineração e do Mapeamento de Risco do Estado.
A formalização do acordo aconteceu quinta-feira, 9, na sede do SGB em Belém (PA), com a presença de geólogos paraenses e de representantes da Secretaria de Estado da Mineração (Semin).
O secretário da Semin, Haolibamo Mamede Alles Barbosa, destacou que a parceria marca um novo momento para a mineração amapaense, com informações atualizadas e um planejamento estratégico sólido, com ampliação da segurança, sustentabilidade e a atratividade do setor mineral.
“A gestão está comprometida em construir uma mineração moderna, gerando desenvolvimento e oportunidades para toda a população amapaense”, pontuou o secretário.

Esta não é a primeira vez que o executivo amapaense e o corpo técnico do SGB firmam parcerias. No ano passado, um acordo de cooperação técnica foi assinado entre as instituições para desenvolverem um amplo programa de pesquisa, desenvolvimento e inovação no estado, com temas como hidrologia, agro minerais, transição energética e prospecção mineral.
Com essas iniciativas, o Governo do Estado reafirma seu compromisso em fortalecer a mineração responsável, moderna e alinhada às boas práticas de gestão territorial e ambiental.

Mineração estratégica no Amapá
O Amapá possui vastos recursos minerais, como manganês, ouro, ferro e nióbio, além de jazidas de calcário e outros minerais essenciais para a indústria. Esse potencial torna o estado um polo estratégico para o setor mineral, integrando os mercados nacional e internacional e contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!