Escolas bilíngues do Amapá conquistam premiação em programa da Embaixada da França no Brasil
Instituições de Macapá e Oiapoque foram destaque nacional em iniciativa que fortalece conexão educacional e cultural entre os dois países.

As escolas bilíngues do Amapá Marly Maria e Souza da Silva, em Macapá, e Joaquim Caetano da Silva, em Oiapoque, conquistaram o segundo lugar em diferentes categorias do programa FrancEcolab, iniciativa da Embaixada da França no Brasil para fortalecer o ensino da língua francesa no país. Instituições serão premiadas com materiais educacionais e tecnológicos que auxiliem em suas atividades pedagógicas.
Esta é a 5ª edição do programa, e nele, alunos do ensino fundamental 1 (1º ao 5º ano) e 2 (6º ao 9º ano) tiveram que criar e apresentar histórias em vídeo e em livro com o tema "O Curupira e o Maskilili: Guardiões da Floresta". As instituições que se destacaram apresentarão seus projetos durante o Seminário FrancEcolab 2025, que será realizada em Recife (PE), no mês de 26 a 30 de novembro.

Esta já é a quinta vez que a Escola Estadual Marly Maria alcança o pódio nacional. Em 2021, 2022 e 2023, a instituição conquistou medalha de ouro na categoria ensino fundamental 1. Já em 2024 e 2025, vieram as medalhas de prata. Segundo a coordenadora do programa na escola, Ivanete Gomes, a equipe teve que escrever e ilustrar um conto e montar um livro.

“Esse prêmio é muito importante para o estado do Amapá, pois dá destaque ao ensino bilíngue português-francês que temos no fundamental, em anos iniciais. A Escola Marly Maria é a primeira bilíngue português-francês do Amapá. Com apenas 7 anos de existência, ela vem, desde o início, se destacando entre as escolas bilíngues do Brasil que têm parceria com a Embaixada da França. Inclusive, foi a segunda escola bilíngue do Brasil a conquistar o LabelFrancÉducation, o diploma de excelência do ensino bilíngue”, conta Ivanete.
Já a Escola Joaquim Caetano ganhou medalha já em sua primeira participação, na categoria fundamental 2. Segundo a professora de francês e coordenadora do programa na escola, Elissandra Diniz, a unidade se tornou bilíngue recentemente e contou com o empenho de toda a comunidade escolar para essa conquista.

'Esse prêmio é muito importante e significativo para nós, pois estamos em fase de implementação do ensino bilíngue, nos tornando a segunda escola bilíngue do estado do Amapá. Estamos muito felizes com esta premiação porque estamos situados bem na fronteira com a Guiana Francesa. Então, ganhar o FrancEcolab pode impulsionar ações concretas em favor do desenvolvimento sustentável, contribuindo para um futuro mais ecológico e consciente", afirmou a professora.
FranEcolab
O FrancEcolab é um programa educativo em francês e português. Criado em 2021, ele visa sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância das questões ambientais. Além de focar no ensino da língua francesa, a iniciativa busca desenvolver a educação ambiental nas escolas brasileiras, principalmente na rede pública de ensino.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!