Governo do Amapá avança na organização da I Conferência Estadual de Direitos Humanos
Alinhamento final busca assegurar ampla participação e representatividade durante o evento que vai ocorrer este mês, em Macapá.

Para fortalecer as políticas públicas voltadas à cidadania e à garantia dos direitos fundamentais, o Governo do Estado do Amapá reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (9), com integrantes da comissão organizadora da 1ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos, que será realizada nos dias 29 e 30 de outubro de 2025, em Macapá.
Durante a reunião de alinhamento e planejamento, foi aprovado o regimento interno da conferência, além da definição e distribuição de tarefas, estratégias de mobilização e ações de divulgação do evento.
A conferência está sendo coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (SEDIH), que definiu como tema central:
“Direitos Humanos na Amazônia e suas Fronteiras: Democracia, Participação Popular e Garantia de Direitos.”

O titular da SEDIH, Richard Madureira, explicou que estão sendo realizadas caravanas nos municípios para levantar demandas e fortalecer a rede de articulação em direitos humanos, começando por Oiapoque, no extremo norte do estado.
“O objetivo é preparar a 1ª Conferência Estadual de Direitos Humanos para consolidar políticas públicas que garantam direitos básicos como vida, moradia, educação, saúde e segurança, promovendo o desenvolvimento social e econômico do estado”, pontuou o secretário.
Tanto a caravana quanto a conferência serão espaços democráticos de escuta ativa, promovendo a participação direta da sociedade civil na formulação de políticas públicas voltadas à promoção e efetivação dos direitos humanos no Amapá.

A representante da Fundação Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Feppir - Fundação Marabaixo), Edicléia Ribeiro, também participou da reunião e destacou o compromisso da instituição com a causa:
“Estamos aqui para contribuir com a construção dessas políticas, trazendo a diversidade dos povos e comunidades negras do Amapá para o centro dos debates sobre direitos humanos e igualdade racial”, afirmou Edicléia.
Após a primeira etapa em Oiapoque, o circuito da caravana segue pelos municípios de Tartarugalzinho, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Ferreira Gomes, Itaubal do Piririm e Cutias do Araguari. No sul do estado, a programação continua com etapas em Vitória do Jari, Laranjal do Jari, Mazagão e Santana, culminando com a realização da conferência em Macapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!