Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESTAQUE NACIONAL

Estudantes do Amapá participam da etapa nacional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e apresentam carta ao presidente Lula

Representantes destacam a importância da educação ambiental e da justiça climática em encontro com o presidente.

Por Sharlot Sandim
08/10/2025 13h15
Evento reúne cerca de 800 participantes em Luziânia (GO)

A delegação do Amapá participa da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que acontece até 10 de outubro, em Luziânia (GO). O evento reúne cerca de 800 participantes entre estudantes, professores, jovens acompanhantes e representantes de comissões organizadoras estaduais.

Durante o encontro realizado na manhã desta quarta-feira, 8, os estudantes amapaenses tiveram a honra de participar de um dos momentos mais simbólicos da conferência: a apresentação da Carta Compromisso ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, documento que reúne as propostas elaboradas pelos jovens delegados de todo o país.

Com o tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”, a conferência busca fortalecer o protagonismo de crianças e adolescentes na construção de uma sociedade mais sustentável, inclusiva e justa. Entre os estudantes escolhidos para a leitura e apresentação da carta musical está Liany Valentina de Brito Ferreira, da Escola Estadual Maria Neusa do Carmo, que representou o Amapá na cerimônia. 

“Foi uma emoção muito grande poder representar o meu estado e falar em nome de tantos jovens que acreditam que é possível mudar o mundo com atitudes sustentáveis. Estar diante do presidente e dos ministros foi uma experiência inesquecível que me deixou ainda mais motivada a cuidar do meio ambiente”, destacou Liany.

Estudante Liany Valentina é uma das representantes do estado na Conferência Nacional

O evento contou também com as presenças dos ministros Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Camilo Santana (Educação), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), reforçando o compromisso do Governo Federal com políticas públicas voltadas à educação ambiental e à justiça climática.

O Amapá é representado por 11 delegados estudantis, eleitos durante a etapa estadual realizada em Macapá pela Secretaria de Estado da Educação, que reuniu mais de 400 alunos de 146 escolas estaduais, incluindo instituições localizadas em áreas indígenas, quilombolas e rurais, além de estudantes com necessidades especiais.

Para Eliane Duarte, professora e membro da Comissão Organizadora Estadual, chegar à etapa nacional exigiu dedicação e muito trabalho em equipe. 

“Realizamos incansáveis viagens pelos 16 municípios do Estado do Amapá. Nossa missão foi promover formações e participar das conferências nas escolas, sob a liderança de Carla Nobre, chefe da Unidade de Educação Ambiental da Seed. Ao todo, 126 escolas, incluindo quilombolas, ribeirinhas, indígenas e do campo, participaram da etapa estadual. Agora, estar aqui na etapa nacional representa a realização de um sonho e reafirma o sucesso do nosso trabalho”, destacou a professora.

Delegação amapaense

Os debates e atividades da conferência seguem até esta sexta-feira, 10, com oficinas temáticas sobre justiça climática, territórios saudáveis e autoproteção escolar, além de ações integradas à preparação do Brasil para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP30).

A 6ª CNIJMA é uma realização conjunta dos Ministérios da Educação (MEC), do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e reforça o papel da educação como ferramenta essencial na promoção da sustentabilidade e na formação de uma geração consciente e engajada com o futuro do planeta.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação