Governo do Amapá garante nova ferramenta de videomonitoramento para o Iapen e reforça a segurança nas unidades prisionais
Estrutura tecnológica permite monitoramento em tempo real, durante 24 horas, das atividades internas e externas da Penitenciária Masculina.

O Governo do Amapá inaugurou, na terça-feira, 7, a nova Divisão de Videomonitoramento do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), marcando mais um importante avanço na modernização da segurança no sistema prisional. A iniciativa é coordenada pelo Iapen e integra o conjunto de investimentos da atual gestão para fortalecer a vigilância e o controle nas unidades prisionais do Estado.
A nova estrutura é equipada com tecnologia de ponta, que permite o acompanhamento em tempo real, 24 horas por dia, do perímetro externo e das atividades internas da unidade, especificamente da Penitenciária Masculina de Macapá. O sistema contribui diretamente para a prevenção de incidentes, a fiscalização dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e o reforço da segurança preventiva.

O sistema também recebeu o apoio de dez novos computadores, doados pela Delegacia-Geral de Polícia Civil. Os equipamentos, de alto desempenho, permitem o uso de softwares de análise inteligente e emissão de alertas automáticos, ampliando a capacidade de resposta das equipes de segurança.
“Essa é mais uma das inovações que estamos implementando dentro do conjunto de medidas para aumentar cada vez mais a segurança dentro das nossas unidades. Desde esta semana, o sistema passou a operar de forma mais ampla, inicialmente na unidade masculina, mas a intenção é expandir para todas as unidades do Iapen”, explicou Cézar Delmondes, diretor em exercício do Iapen.
Delmondes destacou ainda que os pontos de vigilância foram estrategicamente posicionados para garantir cobertura contínua:
“As câmeras funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e serão utilizadas tanto para prevenção e observação das rotinas, quanto como ferramenta de transparência das ações realizadas dentro das unidades prisionais”, completou.

A central de monitoramento combina equipamentos fixos e móveis, que podem ser utilizados conforme as necessidades operacionais e de inteligência. Além disso, o Iapen conta com uma equipe de drones, que complementa o sistema de vigilância aérea.
De acordo com o diretor em exercício, os novos recursos tecnológicos também auxiliam no combate às tentativas de arremesso de objetos ilícitos e reforçam os pontos de segurança nas entradas das unidades.
Com a nova divisão, todo o complexo da Penitenciária Masculina de Macapá passa a ser monitorado interna e externamente. Cézar Delmondes ressalta que a medida traz benefícios tanto para os servidores quanto para as pessoas privadas de liberdade.
“É uma ferramenta de proteção para os policiais penais que desempenham corretamente as funções e, ao mesmo tempo, um instrumento de transparência nas ações realizadas. Em casos de desobediência, por exemplo, teremos imagens que servirão como prova para os procedimentos disciplinares”, concluiu.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!