Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AVANÇO NA SAÚDE

Programas de Residência Médica em pediatria e psiquiatria passam por avaliação do MEC no Amapá

Agenda incluiu reunião técnica e visitas às unidades hospitalares indicadas como campos de prática para futuros residentes.

Por Redação
03/10/2025 13h11
Equipe realizou visitas in loco às unidades hospitalares indicadas como campos de prática de residência médica

A Fundação de Saúde Amapaense recebeu a visita da Dra. Luciana Brandão, avaliadora do Ministério da Educação (MEC), responsável pela vistoria dos programas de residência médica, e no caso específico, em pediatria e psiquiatria. A agenda faz parte do processo de credenciamento junto ao MEC, etapa fundamental para consolidar a abertura de novas residências no Amapá.

A quarta-feira, 1º de outubro começou com uma reunião técnica na sede da Fundação de Saúde, contando com a presença da avaliadora e de representantes da saúde estadual, entre eles Rodrigo Corrêa, presidente interino da Fundação; Rinaldo Martins, secretário adjunto de Assistência Hospitalar; e membros da Comissão de Residência Médica (Coreme).

Na sequência, a equipe iniciou as visitas in loco às unidades hospitalares indicadas como campos de prática, onde avaliou a infraestrutura física, acadêmica e pedagógica que será oferecida aos residentes.

Avaliadora Luciana Brandão (centro)

"O objetivo da minha visita a Macapá foi levantar elementos técnicos e pedagógicos que subsidiem a Comissão Nacional de Residência Médica na análise do credenciamento. A intenção é avaliar o potencial do programa, para que, se aprovado, novas vagas sejam abertas e especialistas formados aqui mesmo no Amapá”, explicou a avaliadora Luciana Brandão.

A Fundação aderiu ao edital nº 1/2025 do Ministério da Saúde, que busca ampliar a formação de especialistas para o Sistema Único de Saúde (SUS) em áreas prioritárias. Além da pediatria e psiquiatria, o Amapá pleiteia residências em neonatologia, cardiologia, anestesiologia, cirurgia oncológica, medicina intensiva pediátrica, entre outras.

Segundo Rodrigo Corrêa, essa etapa é decisiva.

Rodrigo Corrêa, presidente interino da Fundação de Saúde Amapaense

"É um grande avanço para o Amapá. A visita da consultora tem como objetivo avaliar o credenciamento dos novos programas de pediatria e psiquiatria. Além deles, também teremos outros seis programas de residência médica e três multiprofissionais, já agendados para os dias 20 e 21 de outubro. Essa etapa é essencial para verificar in loco tudo o que submetemos à plataforma desde a abertura do credenciamento, entre julho e agosto. A consultora vem conversar com supervisores, preceptores, coordenadores da Coreme e com a nossa instituição, que é a grande responsável pela abertura dos programas”, destacou Rodrigo Corrêa, presidente interino da Fundação de Saúde Amapaense. 

Visita técnica faz parte do processo de credenciamento junto ao MEC, etapa fundamental para consolidar a abertura de novas residências no Amapá
Rinaldo Martins, secretário adjunto de Assistência Hospitalar

Já o secretário adjunto Rinaldo Martins reforçou a relevância do processo. “Foi uma reunião bastante proveitosa com a visita da consultora do MEC. Estamos aqui por determinação do governador Clécio, por meio da Fundação de Saúde, que decidiu implantar programas de residência médica e multiprofissional. São oito residências médicas, duas multiprofissionais e uma uniprofissional, totalizando 11. Isso é fundamental, pois existe uma grande carência de especialistas na área da saúde. Essa reunião é essencial para que possamos avançar e formar novos profissionais. Entre as propostas apresentadas estão neonatologia, medicina intensiva pediátrica, pediatria, cirurgia oncológica, cirurgia geral, anestesiologia, cardiologia e psiquiatria. Estamos trabalhando para que todas possam ser credenciadas”, destacou Rinaldo Martins.

Se aprovados, os programas terão bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde para médicos residentes

Se aprovados, os programas terão bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde para médicos residentes, com contrapartida do Governo do Amapá para ampliar o incentivo também a supervisores e preceptores.

A iniciativa integra os esforços do Governo do Estado para qualificar a saúde pública, junto a investimentos em obras, ampliação de leitos e fortalecimento da rede hospitalar. Com as residências, o Amapá se prepara para formar novas gerações de especialistas, reduzir filas de espera e garantir um atendimento cada vez mais resolutivo para a população.

Reunião técnica contou com a presença da avaliadora e de representantes da saúde estadual

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde