Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Amapá realiza maior apreensão de fuzis da história

Ao todo, foram retirados de circulação 11 fuzis, três espingardas, e uma pistola, além de cerca de 70 quilos de droga e uma embarcação.

Por Marcelle Corrêa
02/10/2025 10h07
Fuzis, droga e embarcação foram apreendidos durante a ação da Polícia Civil

O Governo do Amapá realizou na terça-feira, 30, uma operação que resultou na maior apreensão de fuzis já registrada no estado. Ao todo, foram retirados de circulação 11 fuzis AK-47, três espingardas e uma pistola, além de cerca de 70 quilos de droga, tipo crack e uma embarcação utilizada pelo grupo criminoso. 

A ação ocorreu em uma área rural de difícil acesso entre os municípios de Mazagão e Santana. Os detalhes operacionais e logísticos foram detalhados para a imprensa nesta quarta-feira, 1º de outubro pelas autoridades da Segurança Pública.

Detalhes da operação foram repassados a imprensa nesta quarta-feira, 1º de outubro

De acordo com o delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), Leonardo Alves, o trabalho contou com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core/PC), da Divisão de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco/PC), e das polícias Federal (PF) e Militar (PM).

Alves detalhou que o material estava escondido na mata, nos fundos de um imóvel. Não houve prisão em flagrante. Duas pessoas que se encontravam na residência foram conduzidas como testemunhas e prestaram esclarecimentos. As investigações seguem e já apontam a existência de suspeitos. 

A apreensão integra uma série de investigações conduzidas pela Denarc e pela Draco, voltadas para o desmantelamento de esquemas de tráfico de drogas no Estado. O titular da Denarc informou que há cerca de três semanas, uma outra embarcação já havia sido interceptada pela polícia, e dela surgiram indícios que levaram à operação desta semana.

"Essa ação vai gerar desdobramentos e chegaremos aos responsáveis, não só pela logística, como pela comercialização desse arsenal”, afirmou Leonardo Alves.

Foram apreendidos 11 fuzis AK-47, russos, de guerra, com o calibre 762

O secretário de Segurança Pública, delegado Cézar Vieira, destacou o resultado do trabalho que vem sendo feito na segurança pública do Amapá. Exclamou que o resultado não surge por acaso.

"Tudo isto é fruto de investimentos, de decisões políticas do governador Clécio Luís e de uma liderança proativa que tem comandado a evolução que estamos vivendo. Estamos falando de um ambiente de integração, não apenas entre as forças de segurança estaduais, mas também com a Polícia Federal, uma parceria que tem se mostrado constante e essencial para alcançar operações desse nível. Hoje aplicamos um duro golpe no crime organizado. São fuzis e drogas de altíssimo valor no mercado clandestino", ponderou Vieira.

Fuzis estavam escondido em área de mata em uma zona rural

Para o delegado-geral, Daniel Marsili, a relevância da ação demonstra que as forças de segurança estão inteiramente ativas no combate ao tráfico, não apenas de entorpecentes, mas também de armas, e que, devido a localização geográfica do Amapá requer maior atenção para evitar que o estado se torne um dos caminhos para estes delitos, muitas vezes de cunho internacional.

“Essa foi uma apreensão de armas de fogo histórica no Estado do Amapá. Foram apreendidos 11 fuzis AK-47, russos, de guerra, com o calibre 762. Esse armamento estava em situação de rota no Amapá, de tráfico de armas, e seriam, provavelmente, encaminhados ao Sudeste do Brasil. Cada fuzil custa cerca de R$ 60 mil. Estima-se que as drogas e os fuzis apreendidos equivalem a mais de R$ 1 milhão”, pontuou Marsili.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!