Moradores do Miracema, em Macapá, recebem capacitação em coquetelaria e gestão de restaurante pelo Governo do Amapá
Qualificações também oferecem treinamento de garçom, especialização em mixologia e sommelier. Os cursos acontecem à noite em um espaço cedido pela Escola Estadual Carlos Alberto Viana, próximo ao residencial.

Dos coquetéis clássicos às novas tendências da coquetelaria, o Governo do Amapá está qualificando cerca de 60 moradores do Residencial Miracema nas áreas de bartender, mixologia, sommelier e em treinamentos especializados em gestão de restaurantes. Os cursos são realizados no período noturno, na Zona Norte de Macapá, em um espaço cedido pela Escola Estadual Carlos Alberto Viana, próxima ao conjunto habitacional.
“Entendo que fazer drinks é algo muito além do preparo de bebidas; você pode ser um bartender que constrói elegância e respeito. É uma profissão que pode te levar a muitos lugares. No começo do ano, fiz um curso parecido e, quando surgiu essa qualificação para o Miracema, aproveitei para aprimorar minhas técnicas e aprender mais sobre os drinks clássicos. Aqui aprendemos a maneira correta de equilibrar os sabores de cada coquetel. Está sendo uma experiência inovadora”, relatou o jovem Eduardo Alves, de 18 anos.

Na aula da quarta-feira, 1º, os participantes aprenderam sobre a preparação de drinks montados diretamente na taça ou copo. Entre eles, o mojito, feito com rum, hortelã, limão, soda ou água com gás e o tequila sunrise, que leva tequila, grenadine, suco de laranja e limão. Também foram ensinados outros clássicos da coquetelaria, como margarita, gin tônica, caipiroska e caipirinha.
As atividades encerram nesta sexta-feira, 3, e são coordenadas pela Secretaria de Estado da Habitação (Sehab). Os cursos fazem parte do trabalho técnico social do programa Minha Casa, Minha Vida, em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Abradesa) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

“Esses cursos são mais uma oportunidade para os moradores expandirem os conhecimentos e entrarem no mercado de trabalho já capacitados. Esse é um projeto de investimento do Governo do Estado, voltado especialmente para os moradores dos residenciais, que muitas vezes não têm condições de pagar por uma qualificação como essa. É um diferencial enriquecedor para o currículo”, destacou Max Morais, coordenador do Plantão Social do residencial.
Os profissionais capacitados poderão atuar em bares, restaurantes e, principalmente, como freelancers, prestando serviços em eventos privados. Nessa modalidade, os contratos variam de R$ 100 a R$ 300 por hora, dependendo da ocasião.
“Escolhi fazer o curso de sommelier e gestão em restaurante. Ainda não tenho experiência com vinhos e quero aprimorar meus conhecimentos. Já tenho prática como garçonete, e trabalhava como diarista. Só que eventos que pagam melhor exigem qualificação. Para eu ganhar bem, preciso dessa capacitação”, relatou Leiziane Dias, de 35 anos.

Mixologia e Sommelier: o que são?
As técnicas de mixologia envolvem a arte e a ciência de criar coquetéis, com estudo dos ingredientes, métodos de preparo, equilíbrio de sabores e a criação de experiências sensoriais únicas para o consumidor.
Já o sommelier é o profissional especializado em bebidas alcoólicas, especialmente vinhos. Em restaurantes e bares, atua auxiliando clientes na escolha ideal, com base em critérios como aroma, sabor e harmonização com os pratos.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!