Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIGNIDADE NA DIVERSIDADE

Laranjal do Jari recebe projeto 'Transcendendo Barreiras' voltado à qualificação do atendimento à população LGBTQIAPN+

Programação inicia nesta quarta-feira, 1º de outubro, e segue até sexta, 3, com oficinas e ação de saúde e cidadania para toda a comunidade.

Por Júnior Nery
30/09/2025 16h00
Projeto do Governo do Amapá voltado à população LGBTQIAPN+ garante acolhimento e respeito nos serviços públicos

A segunda edição do projeto Transcendendo Barreiras, do Governo do Amapá, desembarca em Laranjal do Jari nesta quarta-feira, 1º de outubro, para promover conhecimento, acolhimento e cuidado à população LGBTQIAPN+. A proposta é capacitar profissionais de saúde, assistência social e segurança no atendimento humanizado desse público, além de ofertar serviços de saúde e apoio direto à comunidade.

A iniciativa segue ate sexta-feira, 3. Nos dois primeiros dias, o público contará com formações intensivas sobre diversidade, legislação e direitos, sempre com foco no acolhimento qualificado no serviço público. O encerramento será marcado por uma grande ação social com atendimentos médicos e psicológicos, vacinação e testagem rápida, aberta a toda a população, mas com atenção especial às pessoas LGBTQIAPN+.

Transcendendo Barreiras também promoverá ação de saúde ao público em geral, com foco na população LGBTQIAPN+

As atividades são coordenadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e acontecem de forma integrada entre as secretarias de Estado da Segurança Pública, Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres.

Para Renato Nascimento, responsável técnico pela Saúde LGBTQIAPN+ da Sesa, essa descentralização é fundamental:

Renato Nascimento (em pé), responsável técnico pela Saúde LGBTQIAPN+ da Sesa

“O Transcendendo Barreiras nasceu para romper distâncias. Queremos que os serviços de saúde e acolhimento não fiquem restritos à capital, mas cheguem também aos municípios. É um momento de formação, de diálogo e de ação concreta, mostrando que políticas públicas inclusivas são construídas lado a lado com a população", destaca.

O projeto vai acontecer no Sebrae de Laranjal do Jari, no bairro Agreste, e representam mais um passo no compromisso do Governo do Estado de tornar a saúde no Amapá mais justa, próxima e diversa.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde