Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITO DAS MULHERES

Governo do Amapá inicia capacitação da plataforma digital ‘Observatório da Mulher’ para Centros de Referências de municipios

A ideia é capacitar equipes técnicas do Centros de Referências em Atendimentos à Mulher nos municípios. Curso iniciou na segunda-feira, 29.

Por Gian Pantoja
30/09/2025 11h24
A capacitação ocorre nos municípios de Oiapoque, Porto Grande e Laranjal do Jari

Com vista à implementação do novo sistema virtual de atendimento do “Observatório da Mulher Amapaense”, modernizado pelo Governo do Estado no início deste ano, a Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM) deu início à capacitação das equipes técnicas dos Centros de Referências em Atendimentos à Mulher (CRAM) nos municípios de Oiapoque, Porto Grande e Laranjal do Jari nesta segunda-feira, 29.

Alguns pontos da capacitação são o preenchimento e alimentação de dados para subsidiar a formulação e o monitoramento de políticas relacionadas à SEPM, bem como registrar e solidificar informações para prestação de contas e acompanhamento da execução orçamentária e financeira.

A gerente de dados estatísticos da SEPM, Fabiane de Melo, destacou que o objetivo é substituir o preenchimento manual por um sistema informatizado para o cadastro e consulta de mulheres acolhidas, integrando dados em tempo real e de forma segura.

Fabiane de Melo, gerente de dados estatísticos da SEPM

“A capacitação abordará o novo sistema de gestão, organização do fluxo de atendimento, importância dos dados para transparência e políticas públicas, além de tratar sobre a violência contra a mulher idosa”, pontuou a gerente.

Além da formação, a SEPM articula junto aos gestores municipais o papel do observatório como ferramenta de monitoramento e planejamento de políticas públicas para a inclusão de dados por meio da integração do sistema, pactuando compromissos com os prefeitos de forma a garantir que cada município se veja como parte da rede estadual.

Com esta iniciativa, a gestão visa fortalecer a proteção, ampliar a capacidade de gestão e estender o sistema para outros órgãos, agilizando o atendimento e evitando a revitimização das mulheres.  

Por fim, o curso que prossegue até o dia 8 de outubro, contempla ação transversal vinculada à “Operação Virtude 2025” de combate à violência contra a pessoa idosa, oferecendo capacitação específicas para técnicas dos Centros da SEPM no reconhecimento dos tipos de crimes contra idosos.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!