Ela voltou maior e melhor: Governo do Estado apresenta projeto estrutural da 54ª Expofeira ao Ministério Público do Amapá
Reunião técnica no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, buscou aprimorar a estrutura do evento e fortalecer a cooperação com órgãos públicos.
Colaboração: Maria Clara Prudêncio

O Governo do Estado recebeu nesta sexta-feira, 15, uma comitiva do Ministério Público Estadual (MP-AP) e representantes de entidades públicas de todas as esferas que participam da organização da 54ª Expofeira do Amapá. O encontro buscou apresentar o projeto estrutural completo da maior vitrine de negócios verdes e sustentáveis da Amazônia, que ocorre de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Durante a reunião, foram detalhadas as atividades econômicas previstas na programação, as melhorias implementadas na segurança, além dos ajustes no tráfego da Rodovia Josmar Chaves Pinto. Também foram apresentados o planejamento da divisão de espaços e a organização dos pavilhões na área total do parque. A apresentação foi conduzida pelo coordenador-geral da Expofeira, Richard Madureira.

“Hoje realizamos uma reunião técnica muito importante. Estamos nos ajustes finais da Expofeira e apresentamos todo o planejamento estratégico do maior evento do Estado do Amapá. Discutimos o planejamento de trânsito, transporte, segurança, inclusão e a estrutura para os expositores, para que o evento ocorra com tranquilidade e eficiência”, destacou Madureira.
A 54ª Expofeira tem como tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida". Esta edição, considerada a maior da história, conta com uma área de 321 mil m², um aumento de 46% em relação ao ano anterior. O evento é promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Associação dos Músicos e Compositores do Amapá (AMCAP), com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império.
Trabalho conjunto
O procurador-geral de Justiça do MP-AP, Alexandre Flávio Monteiro, destacou a importância do trabalho conjunto entre os órgãos públicos para a realização do evento. O Ministério Público estará presente na Expofeira, ao lado de outras instituições públicas e de justiça do Amapá.

"Estou satisfeito com os estudos realizados para atender ao público, que deve superar o das edições anteriores. Questões como impacto na vizinhança, trânsito e outros pontos sensíveis estão sendo tratadas com responsabilidade, o que traz segurança ao Ministério Público de que será um evento de sucesso, tanto para os negócios quanto para o público, que busca entretenimento, gastronomia e as diversas experiências que a Expofeira oferece", declarou Monteiro.
O procurador-geral do Estado, Thiago Lima Albuquerque, ressaltou a segurança jurídica dos estudos desenvolvidos pela equipe de coordenação e comemorou os resultados apresentados.

“A Procuradoria está integrada ao processo e todos os procedimentos estão sendo submetidos à análise, com emissão de pareceres técnicos, garantindo a legalidade e a segurança jurídica das decisões. O trabalho está sendo conduzido com excelência e de forma colaborativa”, afirmou Albuquerque.
Representantes de diversas secretarias, instituições e órgãos do Governo do Amapá também participaram da reunião, reforçando o compromisso institucional e a integração entre diferentes frentes da gestão pública.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!