Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RETORNO ECONÔMICO

‘As demandas já aumentaram’, diz costureira sobre clientela que se prepara para a chegada da 54ª Expofeira do Amapá

Ana Maria, de 49 anos, revelou que a procura por ajustes de roupas aumentou significativamente e que já tem um bom retorno financeiro em pré-evento da maior vitrine de negócios da Amazônia.

Por Bianck Bastos
16/08/2025 08h49
Ana Maria, de 49 anos, revelou que a procura por ajustes de roupas aumentou significativamente e que já tem um bom retorno financeiro em pré-evento da maior vitrine de negócios da Amazônia

Assim como nos outros setores econômicos, empreendimentos na área da costura também ganham vantagens nos preparativos para a chegada da 54ª Expofeira do Amapá. Ana Maria, de 49 anos, revelou que a procura por ajustes de roupas aumentou significativamente e que já tem um bom retorno financeiro em pré-evento da maior vitrine de negócios da Amazônia.

No Mercado Central, na orla de Macapá, o fluxo econômico já é visível em época de pré-Expofeira, um exemplo são as sacolas de roupas que tomam conta do espaço de costura de Ana Maria. A costureira, que trabalha há 20 anos na área, comentou que, com a chegada de mais uma edição do evento, os trabalhos aumentaram com as demandas dos novos clientes.

Ana costura há 20 anos, ela revelou que as práticas de costurar foi passada por gerações

“Trabalho de segunda a sábado, aprendi a costurar com minha mãe. Agora, com os preparativos para a Expofeira, o número de clientes que procuram por ajustes de roupas aumentou, não só aqui no meu serviço, mas de outros colegas aqui do Mercado Central, como os sapateiros. Ficamos felizes por esse retorno financeiro”, destacou a costureira.

 A Expofeira, retomada em 2023 pela atual gestão, oportuniza milhares de empreendedores de diversos seguimentos do Estado do Amapá, e histórias como da Ana retratam o aquecimento da economia meses antes do evento acontecer. 

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!