Samu reforça atendimentos de saúde com ambulâncias e posto avançado durante a 54ª Expofeira do Amapá
A estrutura faz parte da estratégia da Secretaria de Estado da Saúde do Amapá (Sesa) que contará ainda com ações do programa Mais Sorriso.

Para garantir assistência pré-hospitalar ágil e segura ao público da 54ª Expofeira do Amapá, a maior vitrine de negócios sustentáveis da Amazônia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atuará durante os 9 dias de programação, que vai de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Serão duas ambulância de prontidão: uma Unidade de Suporte Avançado (USA) equipada como UTI móvel, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor; e uma Unidade de Suporte Intermediário (USI), destinada a atendimentos clínicos, estabilização e encaminhamentos a rede hospitalar.
A estrutura faz parte da estratégia da Secretaria de Estado da Saúde do Amapá (Sesa) que terá ainda, dois pontos fixos de atendimentos com equipe multiprofissional, além da atuação do programa Mais Sorriso, que levará consultas odontológicas aos trabalhadores rurais pela manhã e orientações sobre saúde bucal no período da noite aos visitantes.
Além disso, será montado um Posto Médico Avançado climatizado, com leitos de observação, oxigenoterapia, medicamentos, equipamentos de emergência e equipe técnica para triagens, estabilizações e primeiros atendimentos.

Todos os procedimentos tem como base o Protocolo de Manchester para classificação de risco, com acompanhamento em tempo real pela Central de Regulação de Urgências, que definirá se o caso poderá ser resolvido no local, com o paciente em observação ou se será necessário encaminhamento para uma unidade hospitalar. As transferências seguirão critérios como gravidade, capacidade da unidade de destino, segurança no transporte e disponibilidade de leitos.
O Samu atuará de forma articulada com Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, Vigilância Sanitária e brigadistas. Os atendimentos devem se concentrar em ocorrências comuns em eventos de grande porte, como mal súbito, desidratação, intoxicações alimentares, ferimentos leves, quedas e intercorrências com idosos e crianças.
"A Expofeira é um evento que movimenta toda a cidade, e a nossa prioridade é estarmos preparados para qualquer situação. Com equipes posicionadas e estrutura adequada, conseguimos garantir atendimento imediato e seguro, preservando vidas e contribuindo para o sucesso do evento", reforçou o diretor do Samu, Donato Farias.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!