Governo do Amapá lança Plano Estadual de Apoio à Sociobioeconomia na COP30
Winicius Tavares: (96) 99162-9161
Nesta terça-feira, 11, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), o Governo do Amapá lança o Plano Estadual de Apoio à Sociobioeconomia (Peas), no estande do Estado, localizado no Pavilhão Green Zone. O instrumento de gestão é uma política ambiental inovadora que fortalece o desenvolvimento sustentável da chamada economia verde, gerando novas oportunidades de trabalho e transformando indicadores sociais, com foco na melhoria da qualidade de vida da população.
O Plano foi construído a partir de pesquisas e de uma escuta ativa com a população, realizadas em workshops e oficinas promovidos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). O processo de elaboração reuniu consultores especialistas, gestores, representantes de comunidades locais e diversos segmentos da sociedade — como cooperativas, extrativistas, empreendedores, povos tradicionais, ribeirinhos e quilombolas — que contribuíram com o debate e a construção coletiva do projeto voltado ao desenvolvimento sustentável, mantendo a floresta em pé.
O lançamento do Plano marca o início de uma nova era de desenvolvimento sustentável no Amapá. A expansão da bioeconomia representa a inserção do Estado em um modelo de economia moderna que alia sustentabilidade, desenvolvimento econômico e inclusão social, permitindo que a riqueza da floresta seja utilizada de forma responsável, inovadora e, sobretudo, gerando emprego e renda especialmente para quem vive sob a copa das árvores. O instrumento de gestão contempla 11 cadeias produtivas com alto potencial econômico, entre eles, castanha do Brasil, cacau, mandioca, óleos, fármacos, pescado, açaí e outros.
🎤 Sugestão de entrevistados:
Taisa Mendonça, Secretária de Estado de Meio Ambiente
Sérgio Moreira, consultor Sênior do Plano
Elimar Pinheiro, consultor do Plano
Edjair Ribeiro, consultor do Plano
Collen Lyon, diretora da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas - GCF Taske Force
Wellington Bringel, Procurador de Estado de Meio Ambiente
Participantes