Governo do Estado lança campanha "De Olho nos Olhinhos" no Amapá com programação para família
O Governo do Estado lança no sábado, 13, a campanha nacional “De Olho nos Olhinhos” no Amapá com uma programação especial no Macapá Shopping para as famílias. Com atividades lúdicas para crianças e orientações aos pais, a ideia é alertar para a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma, um tipo raro de câncer que afeta a retina de crianças.
A programação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) inclui atividades como pintura, brincadeiras com personagens infantis, além da distribuição de material informativo e brindes. Ainda no sábado, pela manhã, o Hospital da Mulher Mãe Luzia também promove a campanha com uma blitz educativa a partir das 8h30, reforçando a importância do teste do olhinho, com a realização do exame em bebês internados.
A campanha segue com novas ações no dia 16, no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) incluindo entrega de materiais educativos para famílias e profissionais de saúde, além de orientações sobre os sinais do retinoblastoma, como o reflexo branco na pupila, muitas vezes perceptível em fotos com flash.
Sugestão de entrevistados:
Nair Mota, secretária de Saúde do Amapá
Cássia Klein, secretária adjunta da Assistência em Saúde da Sesa
Sandra Eliza, coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde da Sesa