Governo do Amapá amplia cuidados no transportes de pacientes pelo Samu com fisioterapeutas
A partir de 1º de agosto, o Governo do Amapá dá mais um passo importante na qualificação do atendimento em saúde intra-hospitalar com a inclusão de fisioterapeutas na equipe multiprofissional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A iniciativa reforça o cuidado com pacientes em estado grave durante o transporte entre as unidades de saúde.
A presença do fisioterapeuta garante um acompanhamento técnico durante o deslocamento, atuando na estabilização respiratória, no manejo da ventilação mecânica e na prevenção de complicações pulmonares. Esse suporte qualificado contribui diretamente para a segurança, o conforto e a recuperação dos pacientes, em um momento delicado em que cada segundo conta.
Além de reforçar a humanização no atendimento, a medida traz impactos positivos na gestão dos serviços de saúde. Com processos mais rápidos e eficientes, a rede de urgência e emergência do estado se fortalece, ampliando o acesso a cuidados de alta complexidade e promovendo mais qualidade de vida para a população amapaense.
Sugestão de entrevistados:
Donato Farias, diretor do Samu
Jhonatan Dutra, coordenador de Fisioterapia do Samu
Ednilson Castro Ribeiro, médico regulador