Agentes penitenciários recebem treinamento para manusearem tornozeleiras eletrônicas
Servidores estão aprendendo a instalar e desinstalar os equipamentos para monitorar apenados; Iapen adquiriu cerca de 1,3 mil tornozeleiras.
Tornozeleiras eletrônicas foram fornecidas por empresa que venceu licitação realizada em agosto deste ano
Iniciou nesta segunda-feira, 3, nas dependências do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), em Macapá, o curso de Capacitação para Monitoramento Eletrônico voltado para 11 agentes penitenciários.
O curso acontece até o dia 7 de dezembro e está sendo ministrado pela empresa UE Brasil Tecnologia LTDA, que venceu licitação, em agosto deste ano, para fornecimento de tornozeleiras eletrônicas para o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).
Durante o treinamento, os agentes receberão informações básicas sobre software, hardware e do funcionamento das tornozeleiras. Os servidores aprenderão a instalar e desinstalar os equipamentos e monitorar os apenados com esses materiais. O curso consta, ainda, de noções de gestão, legislação, atividades de serviços sociais e prática sobre os equipamentos.
“Ainda no mês de dezembro, o Amapá terá presos monitorados por tornozeleiras eletrônicas”, afirmou o diretor-presidente do Iapen, Lucivaldo Monteiro.
O instituto deverá instalar cerca de 1.300 tornozeleiras em apenados até 2019. O uso dos equipamentos será destinado a 50% de detentos do regime semiaberto e 50% por determinação judicial, em audiência de custódia. Nesse último caso, o equipamento será usado em presos que cometeram algum crime que permita ser aplicada medida cautelar para crimes de menor potencial ofensivo.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!