Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Site registra mais de 24 mil pré-matrículas no primeiro dia de acesso

Número representa cerca de 50% das 49.407 pessoas que fizeram a Chamada Escolar e que devem participar do processo nesta primeira etapa.

Por Redação
30/01/2018 21h51

Secretaria de Estado da Educação (Seed) garante que nenhum estudante ficará sem vagaSecretaria de Estado da Educação (Seed) garante que nenhum estudante ficará sem vaga

No primeiro dia da pré-matrícula na rede estadual e municipal de Macapá e Santana, mais de 24 mil pessoas escolheram as escolas onde pretendem estudar no ano letivo de 2018. O número, registrado até às 20h30 desta terça-feira, representa cerca de 50% das 49.407 pessoas que fizeram a Chamada Escolar e que devem participar do processo, nesta primeira etapa.

Após o site ser restabelecido, o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) contabilizou cerca de 150 pré-matrículas por minuto. Com a demanda, as escolas com maior concorrência esgotaram as vagas em menos de uma hora.

Além disso, o Prodap constatou a tentativa de, em média, três acessos em diferentes pontos, para cada número de CPF. Mãe, pai e estudante, por exemplo, tentavam ao mesmo tempo consolidar a pré-matrícula, de aparelhos diferentes. Apesar do sistema não permitir a duplicação de CPF, a ação congestionou o site nas primeiras horas de acesso desta terça-feira.

Para evitar prejuízo ao estudante, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) prorrogou o prazo da pré-matrícula- para quem fez a Chamada Escolar - até às 23h59 do 1º de fevereiro. A confirmação da matrícula só ocorre com a entrega dos documentos na escola pretendida, que prossegue até o dia 2 de fevereiro.

Os demais prazos permanecem inalterados. Para quem não realizou a Chamada Escolar, nem a pré-matrícula ou não efetivou a matrícula nesta 1ª fase, deverá acessar o site www.escolapublica.ap.gov.br, no período de 6 a 8 de fevereiro. A efetivação da matrícula será até o dia 9 de fevereiro, com entrega dos documentos na unidade escolar escolhida conforme a pré-matrícula nos horários de 8h as 11h30 e de 14h as 17h30.

A Seed esclarece que nenhum estudante ficará sem vaga. O sistema reconhece o bairro informado na Chamada Escolar e disponibiliza a escola localizada na área mais próxima da residência do estudante.

A pré-matrícula estava prevista para começar na segunda-feira, 29. No entanto, foram detectados dois problemas distintos, um sobre falhas no equipamento responsável pelo processamento de dados dos sistemas do Governo do Amapá e outro na plataforma de acesso em função da grande demanda, causando a instabilidade no sistema, nas primeiras horas de acesso desta terça-feira. O site retornou instável, mas em poucas horas, normalizou o sistema em sua totalidade.

Polos de atendimento

A Seed disponibilizou 14 escolas que possuem laboratório de informática para a realização da pré-matrícula, em Macapá. O Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá Professora Josiete Oliveira Barroso (Cepajob) e o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) também darão suporte. Em Santana, a população contará com o apoio de mais quatro escolas com acesso à internet.

O NTE estará disponível para atendimento e orientação nos casos de possíveis divergências na pré-matrícula. Pais ou responsáveis devem procurar o Núcleo, localizado no endereço Avenida Antônio Coelho de Carvalho, 1198, bairro Central, em Macapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!