Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEMA E ARBORIZAÇÃO

Alunos participam do ‘Projeto Guardiões Verdes’, em ação de educação ambiental do Governo do Amapá na Rodovia do Centenário

Estudantes ajudam a identificar espécies arbóreas e reforçam a conscientização sobre a importância da arborização urbana.

Por Alexandra Flexa
24/06/2026 15h56
Projeto Guardiões Verdes realiza segunda edição de atividades na Rodovia do Centenário

Árvores das espécies ipê, jatobá e oiti plantadas ao longo da Rodovia do Centenário (AP-433), na Zona Norte de Macapá, receberam placas de identificação na terça-feira, 23, do Projeto Guardiões Verdes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

A iniciativa do Governo do Amapá na ação de educação ambiental visa incentivar a comunidade a cuidar da arborização de uma das principais vias da cidade. Participaram da ação, servidores estaduais e alunos da Escola Estadual Profº Carlos Alberto Marques.

Alunos pintam placas de identificação das plantas da Rodovia do Centenário

O Projeto Guardiões Verdes surgiu durante o lançamento do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do Plano Estadual de Arborização Urbana (Pearbo) e já chega à segunda edição de atividades de identificação de plantas na Rodovia do Centenário. Desde o início das ações, o Governo do Amapá já promoveu o plantio de 1,4 mil mudas de espécies como ipê, jatobá, oiti e jenipapo, fortalecendo a criação de espaços verdes e ampliando a arborização em uma das principais áreas de mobilidade urbana de Macapá.

Mais do que plantar árvores, o Projeto Guardiões Verdes busca fortalecer a relação da comunidade com o território, despertando o sentimento de pertencimento e formando multiplicadores do cuidado ambiental. A proposta envolve moradores, estudantes e educadores em atividades práticas que incentivam a preservação e o acompanhamento do crescimento das mudas.

Livia Garcia, estudante do oitavo ano do ensino fundamental

Para a estudante do 8º ano do ensino fundamental, Lívia Maria Garcia, de 14 anos, participar da ação é uma forma de aprender e contribuir diretamente para o futuro da cidade.

“Para nós, estudantes, é muito especial fazer parte do Projeto Guardiões Verdes da Centenário, porque além de aprendermos a cuidar do meio ambiente, também ajudamos a deixar nossa cidade mais verde e bonita. Com isso, todo mundo ganha”, destacou a aluna.

Aluno Pedro Henrique da Silva

O estudante Pedro Henrique da Silva, de 12 anos, também reforçou a importância da experiência e o impacto da ação no cotidiano da comunidade. “É importante porque a gente aprende a cuidar das árvores e entende que elas fazem diferença no nosso bairro. Quando crescerem, vão dar sombra, deixar o lugar mais bonito e ajudar muita gente”, afirmou.

Idealizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a ação de caráter educativo e mobilizador tem como finalidade sensibilizar estudantes e moradores sobre a importância da arborização urbana, da conservação ambiental e da ocupação responsável dos espaços públicos. A iniciativa também contribui para o paisagismo, conforto térmico e melhoria da qualidade de vida.

A coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Renata Camila Hubner, explica que o projeto vai além do plantio e busca criar uma cultura de preservação coletiva.

Renata Camila, Coordenadora de Educação Ambiental da Sema

“Essa é a segunda edição da pintura das placas e, com ela, mobilizamos a comunidade para o cuidado com as árvores plantadas ao longo da Rodovia do Centenário. Queremos fortalecer esse envolvimento para que cada pessoa se reconheça como guardiã desse espaço e contribua para uma cidade mais verde e agradável para todos”, ressaltou.

A diretora da Escola Estadual Edilei Azevedo destacou que a participação dos estudantes fortalece valores trabalhados em sala de aula e amplia a consciência ambiental para além do ambiente escolar.

Elinei Azevedo, diretora da Escola Estadual Prof. Carlos Alberto Viana Marques

“A importância do projeto vem ao encontro do que já trabalhamos na escola, que é a preservação do meio ambiente. Nós fazemos parte dele e precisamos aprender não só a preservar, mas também a construir. Quando esses alunos passarem aqui no futuro e lembrarem que participaram desse processo, isso cria memória, pertencimento e compromisso com a preservação”, enfatizou.

Projeto Guardiões Verdes da Rodovia do Centenário

O projeto é idealizado pela Coordenadoria de Educação Ambiental e coordenado pela Sema e conta com a participação da comunidade local, estudantes, educadores e instituições parceiras. A programação tem apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), fortalecendo a política pública de arborização da comunidade da Rodovia do Centenário e os espaços urbanos da cidade.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!