Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUNHO VERDE

Torneio de Futlama encerra programação do Junho Verde 2026 com valorização da cultura, esporte e consciência ambiental

Peixe-boi e 'Golfinhas' conquistam os títulos do torneio que celebrou a cultura amazônica e reforçou a importância da preservação ambiental por meio do esporte.

Por Geralda Neta
22/06/2026 08h57
Torneio de Futlama marca encerramento do mês do meio ambiente

O Governo do Amapá encerrou, neste domingo, 21, a programação do Junho Verde 2026 com a grande final do Torneio de Futlama, realizada na Orla do Santa Inês, em Macapá. A competição reuniu 16 equipes masculinas e femininas em disputas eliminatórias que aliaram esporte, preservação ambiental e valorização de uma das mais tradicionais manifestações culturais do estado.

 Na categoria masculina, o grande campeão foi o Peixe-boi, enquanto, no feminino, o título ficou com a equipe Golfinhas. As equipes vencedoras receberam medalhas e premiação em dinheiro, em reconhecimento ao desempenho na competição.

“É a primeira edição do campeonato e já fomos campeãs, é muito gratificante! Cada vez mais esperamos que valorizem o futlama feminino”. Destacou a jogadora Débora Lobato, do time vencedor da categoria feminino, Golfinhas.

Débora Lobato, atleta do time Golfinhas, campeã do campeonato de Futlama feminino.

Conservação dos recursos naturais

Mais do que promover o esporte, o torneio reforçou a importância da conservação dos recursos naturais e da ocupação consciente dos espaços públicos. A iniciativa integrou a programação do Junho Verde, campanha coordenada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para estimular a educação ambiental e a participação da sociedade em ações sustentáveis.

“Decidimos fazer um mês do meio ambiente diferente, trazendo a sociedade para integrar a programação. Organizamos dois eventos esportivos, a 1ª  Corrida do Meio Ambiente, que reuniu mais de 2 mil pessoas na orla de Macapá, e o campeonato de Futlama, um esporte genuinamente amapaense”. Destacou o coordenador do Junho Verde, Wellinson Maximin.

Wellinson Maximin, membro da coordenação do Junho Verde, mês destinado a educação ambiental.

Limpeza na orla

Como parte dessa mobilização, a programação também contou com uma ação de limpeza na orla de Macapá, incentivando o descarte correto de resíduos sólidos e o combate à poluição dos rios, fortalecendo a conscientização sobre a preservação dos ecossistemas amazônicos.

Tradicional no Amapá desde a década de 1990, o Futlama representa um importante patrimônio cultural e imaterial do estado. As equipes carregam nomes inspirados na fauna, flora, rios e lendas da Amazônia, reforçando a identidade regional e o sentimento de pertencimento das comunidades.

Time Peixe-boi, campeão masculino de Futlama.
Time Golfinhas, campeãs do campeonato, categoria feminina.

O presidente da Federação Amapaense de  Futlama (Feafla), Márcio Frota, falou sobre a necessidade de mais ações que valorizam o esporte amapaense.

“É importante fazer com que a comunidade faça parte junto com a Sema, cuidando do meio ambiente e praticando esporte, mostrando a inclusão e a importância dessa união”.

Márcio Frota, presidente da Federação Amapaense de Futlama (Feafla).

Ao promover o torneio como encerramento do Junho Verde, o Governo do Amapá reafirma o compromisso de aproximar as políticas públicas ambientais da população por meio do esporte, da cultura e da valorização das tradições amazônicas, incentivando especialmente a participação da juventude na construção de um futuro mais sustentável.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

TAGS: Futlama