Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO SAMU

Governo do Amapá qualifica profissionais do Samu e Ciodes para agilizar atendimento de urgência e emergência

Iniciativa conta com a parceria do Conselho Regional de Enfermagem do Amapá e São Paulo e foca na integração entre rádio operadores, telefonistas e enfermeiros.

Por Júnior Nery
20/02/2026 18h45
A capacitação reuniu Telefonistas Auxiliares de Regulação Médica (TARM), Operadores de Rádio (RO) e enfermeiros do Ciodes, focando na padronização de protocolos e na organização da Rede de Atenção às Urgências

O Governo do Amapá deu mais um passo decisivo na modernização da saúde pública com a realização de um treinamento técnico-operacional intensivo para os profissionais da Central de Regulação das Urgências. A capacitação reuniu Telefonistas Auxiliares de Regulação Médica (TARM), Operadores de Rádio (RO) e enfermeiros do Ciodes, focando na padronização de protocolos e na organização da Rede de Atenção às Urgências. O curso é fruto de uma parceria estratégica entre o Samu Estadual e os Conselhos Regionais de Enfermagem do Amapá e de São Paulo, ocorrido de 9 a 13 de fevereiro, em Macapá.

O treinamento abordou desde os fundamentos legais das portarias do SUS até a classificação de risco e a segurança do paciente. O objetivo central é eliminar ruídos de comunicação e garantir que, no momento de uma crise, o recurso correto — seja uma ambulância básica ou uma Unidade de Suporte Avançado (USA) — seja enviado com a máxima agilidade. Com a unificação de fluxos entre o Samu e o Ciodes, o Governo fortalece a rastreabilidade das informações e a eficiência no suporte pré-hospitalar móvel.

O treinamento abordou desde os fundamentos legais das portarias do SUS até a classificação de risco e a segurança do paciente

A enfermeira Terezinha Brito, responsável técnica do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), do Samu, destaca que a iniciativa reflete um compromisso contínuo com a excelência.

"A qualificação profissional é uma rotina permanente no serviço. Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a educação permanente é um eixo estruturante do sistema, por isso promovemos atualizações protocolares e treinamentos em serviço para garantir que o atendimento evolua continuamente, acompanhando as melhores práticas assistenciais", pontuou Terezinha.

Terezinha Brito, responsável técnica do NEU-Samu

Redução do tempo-resposta

Na prática, o impacto será sentido diretamente pela população amapaense através da redução do tempo-resposta nas ocorrências. Profissionais mais seguros e capacitados conseguem tomar decisões críticas sob pressão com maior precisão, o que é fundamental em casos de urgência onde cada segundo conta. Além da técnica, a formação reforçou a ética profissional e a responsabilidade técnica do enfermeiro, consolidando o papel estratégico desses servidores na gestão das chamadas de emergência.

As atividades, realizadas na própria Central de Regulação, integram o cronograma de ações do NEU, que planeja manter ciclos constantes de recertificações e simulações realísticas. Ao investir no capital humano e na integração das forças de socorro e segurança, o Governo do Amapá assegura uma rede de saúde mais humana, rápida e preparada para proteger a vida em qualquer cenário.

Samu garante treinamento técnico-operacional intensivo para os profissionais da Central de Regulação das Urgências

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde