Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AMAPÁ MAIS SEGURO

‘A população pode ter certeza que estamos prontos para salvar vidas’, diz teleatendente do Ciodes que salvou bebê de engasgo em Macapá

Sargento Célio Moreira orientou por telefone as manobras de socorro a um bebê de três meses até a chegada da ambulância. A Ação rápida preveniu danos à saúde da criança.

Por Cláudio Morais
19/02/2026 16h45
O Sargento Célio Moreira orientou por telefone as manobras de socorro e salvou a vida de um bebê

Passava das 14 horas quando o teleatendente do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), Sargento Célio Moreira, recebeu o chamado de uma mãe pedindo socorro para o filho de três meses, que não conseguia respirar durante o que deveria ser o cochilo tranquilo da tarde. O órgão é o principal mecanismo do Governo do Amapá para solicitações de atendimentos de urgência e emergência.

“Durante a ocorrência, percebi que a mãe da criança estava bastante nervosa, então orientei a Manobra de Heimlich para desobstrução das vias aéreas, tudo isso enquanto a equipe de atendimento pré-hospitalar móvel seguia para a residência da solicitante, no Bairro Congós, para aumentarmos as chances de sobrevivência do bebê”, relembrou Moreira, enfatizando que, apesar do nome aparentemente complicado, o procedimento é simples, porém decisivo na hora de salvar vidas.

Em adultos, a manobra consiste em compressões abdominais rápidas, de dentro para cima, na altura do diafragma, até a expulsão do objeto. Já em crianças menores de 1 ano, requer mais cuidado, o bebê deve ser posicionado de bruços sobre o antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo, intercalando cinco tapas firmes nas costas e cinco compressões no tórax.

O teleatendente do Ciodes também recordou da experiência como enfermeiro, somada aos mais de 20 anos como bombeiro militar. Ao constatar que o desengasgo pela Manobra de Heimlich estava demorando a surtir efeito, orientou a aspiração direta das narinas, resultando na normalização da respiração da criança e em alívio para os familiares.

“Esse é o nosso prêmio, quando a pessoa diz ‘meu filho está respirando, está vivo’, é gratificante demais. A população, ao ligar para o Ciodes, pode se sentir segura e ter a certeza de que há pessoas capacitadas para salvar vidas”, concluiu.

Acolhimento 24 horas para quem mais precisa

O Ciodes é a maior porta de entrada eletrônica para todo o sistema de segurança pública e defesa social do Amapá, por meio, principalmente, dos números 181 (disque-denúncia), 190 (Polícia Militar), 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Somente em 2025, mais de 76 mil ocorrências foram recebidas e despachadas pelo Ciodes, sendo mais de 4,1 mil emergências clínicas, como a atendida pelo Sargento Moreira.

A instituição que lidera os chamados é a Polícia Militar, com mais de 54,8 mil ocorrências que vão desde poluição sonora até averiguação de suspeitos, seguida pelo Corpo de Bombeiros (23,8 mil), Polícia Civil (2,9 mil) e Polícia Científica (1,3 mil).

O Ciodes atende pelos números 181 (disque-denúncia), 190 (Polícia Militar), 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU) e 193 (Corpo de Bombeiros)

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!