Governo do Amapá conclui etapa física de concurso para oficiais do Corpo de Bombeiros
Teste de aptidão física reuniu candidatos em Macapá e antecede fases decisivas para ingresso na carreira militar
O Governo do Estado concluiu nesta quinta-feira, 19, mais uma etapa do concurso público para o quadro de Oficial Combatente do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP). Durante dois dias, 30 candidatos convocados participaram do Teste de Avaliação de Capacidades Físicas (TACF), realizado na pista de atletismo da Universidade do Estado do Amapá.
A fase é considerada uma das mais desafiadoras do certame, exigindo preparo físico e resistência dos participantes. Para muitos, o momento representa a concretização de meses de dedicação. O candidato Rivaldo Marques, de 27 anos, destacou o esforço necessário para alcançar a aprovação.
“Me preparei bastante para esse concurso. Estou muito feliz com a aprovação. Foram quatro meses de treinamento intenso, foi difícil, mas deu tudo certo, graças a Deus. Se Deus quiser, seremos futuros oficiais”, afirmou.
De acordo com o comandante da Academia de Formação Militar do CBM/AP, coronel Marcelo Guedes, o desempenho dos candidatos superou as expectativas.
“Esta é uma fase difícil, que costuma gerar muita apreensão nos candidatos que desejam ingressar na carreira militar, mas tudo ocorreu conforme o previsto. Os participantes apresentaram um desempenho muito positivo. Além disso, vivemos um momento histórico, pois o Governo do Estado garante a formação dos primeiros oficiais no próprio Amapá, com estrutura local”, ressaltou.
A candidata Kellisan Freire Oliveira, também de 27 anos, celebrou a conclusão de mais uma etapa do processo.
“Estou finalizando essa terceira fase depois de muita preparação e estudo. É um sentimento muito grande de vitória. São muitas etapas, e concluir cada uma delas é muito gratificante. Estou muito feliz”, destacou.
O concurso, realizado em outubro do ano passado, ofertou 180 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e marca a retomada do certame após mais de 12 anos. A secretária de Estado da Administração, Cinthya Mendes, reforçou o compromisso do Governo em acompanhar todas as etapas até a formação dos novos oficiais.
“Depois de mais de uma década, conseguimos realizar esse concurso no estado. Seguiremos acompanhando as próximas fases até o início do Curso de Formação, previsto para o final de junho. Desejamos boa sorte a todos os candidatos”, afirmou.
As próximas etapas do certame incluem avaliação psicológica, exames de saúde, investigação social e, por fim, o Curso de Formação de Oficiais.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!