Telão instalado em Macapá conecta o povo daqui ao povo de lá para assistir ao desfile da Estação Primeira de Mangueira
Iniciativa do Governo do Estado reuniu uma multidão na Praça da Bandeira para acompanhar, em tempo real, a homenagem feita pela escola de samba carioca ao Amapá e emocionou o público.
No do embalo do Carnaval do Povo, os amapaenses permaneceram na Praça da Bandeira, no Centro de Macapá, até quase o amanhecer desta segunda-feira de Carnaval, 16, para acompanhar, em tempo real, o desfile da Estação Primeira de Mangueira no telão de LED instalado pelo Governo do Amapá. Nem mesmo a chuva fez o público arredar o pé da praça.
A escola de samba carioca homenageou o Amapá com o enredo “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”. O samba-enredo representou um encontro simbólico entre a cultura tucuju e o samba carioca, projetando para o Brasil e o mundo a força da ancestralidade amazônica. O som da caixa de marabaixo ecoou no maior espetáculo popular do planeta.
Mestre Sacaca
O enredo destacou a figura de Mestre Sacaca, curandeiro e defensor dos povos da floresta, símbolo da união entre a medicina tradicional e a herança espiritual dos povos negros. A narrativa mergulhou na história afro-indígena do Norte do Brasil, celebrando a força das populações tradicionais e a importância do conhecimento ancestral na preservação da identidade cultural.
O público vibrou e se emocionou com a passagem da escola pela Marquês de Sapucaí. No meio da multidão estavam o governador Clécio Luís e o senador Davi Alcolumbre, que acompanharam o desfile na praça, em Macapá.
“O Amapá, o Rio de Janeiro e o Brasil pararam para ver a Estação Primeira de Mangueira passar no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Foi um espetáculo da nossa terra, apresentado com orgulho para o país e para o mundo, levando símbolos da nossa identidade amazônica, da nossa cultura e da força do nosso povo à maior vitrine do carnaval brasileiro, representados pelo grande mestre Sacaca, que simboliza a sabedoria, a ancestralidade e a relação profunda do nosso povo com a floresta”, destacou Clécio Luís.
Para os amapaenses, foi um privilégio e uma forte emoção ver o Amapá ser cantado na passarela do samba carioca, no Carnaval 2026.
“É muito emocionante ver esse carnaval, a Mangueira homenageando a nossa história, levando o nome do Amapá para o mundo. E ver o governador Clécio e o senador Davi acompanhando tudo entre nós é muito gratificante. Isso é muito representativo”, afirmou o colunista social Charles Pantoja.
O técnico em refrigeração Jhonatan Lima não conteve a emoção e assistiu grande parte do desfile literalmente chorando.
“Eu conheci a Mangueira por meio da minha mãe. Fui até a quadra da escola e hoje estou aqui acompanhando esse espetáculo em homenagem ao nosso Amapá. Estou muito feliz e, de fato, emocionado”, declarou.
A iniciativa garantiu que torcedores e amantes do Carnaval vivenciassem toda a emoção da escola na avenida, reunindo famílias e amigos em um momento de celebração e valorização da cultura carnavalesca. Com isso, o Governo do Amapá reafirma seu compromisso com a valorização cultural, a preservação e a projeção nacional e internacional da cultura afro-amazônica.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!