Governo do Amapá mobiliza plano estratégico com tecnologia de ponta e reforço aéreo e terrestre no Carnaval 2026
Reforço na segurança pública aliado a sistemas tecnológicos avançados garante tranquilidade aos foliões no Sambódromo.
Os dias de festa na Avenida Ivaldo Veras ficaram marcados por um forte sistema de segurança pública, composto por mais de 1,5 mil servidores, além de viaturas e drones. A Carreta da Segurança Pública, unidade móvel que atua como central de comando e controle, está equipada com câmeras e Inteligência Artificial (IA) para reconhecimento facial e leitura de placas de veículos.
“Não temos apenas a sensação de segurança; podemos dizer que estamos protegidos de qualquer imprevisto, devido ao grande número de policiais nas ruas”, pontuou a servidora pública Elen Oliveira, moradora de Santana.
Acompanhada da família para prestigiar o desfile das escolas de samba, Elen destacou a presença maciça do efetivo, o que, segundo ela, aumenta a confiança de quem visita o Sambódromo de Macapá.
O planejamento estratégico, elaborado pelo Governo do Estado com o propósito de promover a paz e o bem-estar dos espectadores, especialmente do público jovem, demonstra responsabilidade e equilíbrio na gestão de eventos de grande porte e alto fluxo de pessoas.
A segurança da população na avenida e no seu entorno é garantida por equipes das polícias Civil e Militar, com agentes fardados e à paisana, além do monitoramento em tempo real pelas câmeras da Carreta da Segurança e por drones que cobrem todo o perímetro do evento.
Carnaval 2026: Segurança, Inclusão e Fomento Econômico
O Carnaval no Sambódromo é coordenado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), em parceria com o Governo do Amapá e o senador Davi Alcolumbre. A atual gestão preparou para 2026 o maior esquema de segurança pública da história do estado para o período carnavalesco.
Com um efetivo de 1.517 agentes, a operação garante monitoramento por Inteligência Artificial, uso de drones, helicóptero e uma Central de Comando Móvel. O planejamento abrange desde os desfiles no Sambódromo até o bloco A Banda, os circuitos de rua e as festividades dos 16 municípios, garantindo que o período seja marcado pela paz e pela preservação da vida, com reforço estratégico nas unidades de saúde e fiscalização rigorosa no trânsito.
Uma das grandes novidades deste ano é a gratuidade das arquibancadas de concreto e de ferro no Sambódromo de Macapá para os desfiles das dez escolas de samba. O anúncio, feito pelo governador Clécio Luís e pelo senador Davi Alcolumbre, visa democratizar o acesso à cultura e permitir que famílias inteiras acompanhem o espetáculo. Para facilitar a experiência do folião, a gestão lançou ainda o aplicativo oficial Carnaval Amapá 2026.
Além do lazer, o evento foca no fortalecimento da economia criativa e do empreendedorismo local. Mais de 700 trabalhadores foram capacitados em parceria com o Sebrae, recebendo kits de padronização e higiene para atuar na comercialização de produtos. O apoio estatal estende-se também à saúde pública, com a distribuição de 600 mil preservativos e ações educativas da Vigilância em Saúde, consolidando o Carnaval como um motor de geração de renda e bem-estar social para a população amapaense.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!