'Para todo mundo torcer, assistir e festejar o Carnaval da Ivaldo Veras', celebra governador Clécio nas arquibancadas lotadas no Sambódromo de Macapá
Gestor destacou a democratização do acesso aos desfiles, a segurança reforçada e geração de renda nos dois dias de evento.
No último dia de desfiles das escolas de samba, neste sábado, 14, o governador Clécio Luís celebrou o sucesso do Carnaval 2026 em meio à multidão que lotou as arquibancadas gratuitas do Sambódromo de Macapá, liberadas ao público pela primeira vez desde a inauguração do espaço, há quase 30 anos.
“É para a população assistir, torcer e festejar o Carnaval da Ivaldo Veras, sejam os torcedores, os amantes das escolas ou quem veio só assistir com a família. Tenho certeza de que essa medida democratiza ainda mais a folia da avenida, forma novos adeptos e amplia a plateia. O nosso Carnaval é reconhecido em todo o Brasil, não deve nada a ninguém e movimenta fortemente a economia”, afirmou Clécio Luís.
O gestor também participou da festa na avenida, desfilando pelas escolas Império do Povo e Piratas da Batucada. Durante a programação, concedeu entrevistas aos veículos de comunicação presentes na Cidade do Samba e destacou o trabalho integrado do Governo do Estado para garantir um evento marcado pela paz, alegria e geração de oportunidades.
“Saúde, segurança pública totalmente integrada, cultura, turismo — todos trabalhando juntos. É para isso que serve o Carnaval: integrar ações e gerar resultados. O que vemos são desfiles empolgantes, um grande espetáculo na avenida, com segurança, paz e forte geração de emprego, renda e economia pulsante”, destacou o governador.
Folia continua até o dia 22
Neste domingo, 15, o Carnaval do Povo 2026 realiza seu segundo e último dia de programação na Praça da Bandeira, em Macapá, a partir das 19h. A noite terá atrações musicais e a transmissão, em telão, do desfile da Estação Primeira de Mangueira, às 2h30, diretamente do Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
Na terça-feira, 17, acontece o maior bloco de rua do estado, “A Banda”, que arrasta milhares de foliões pelas vias da capital. Já no dia 18, a programação ganha um momento especial com o show nacional de Anderson Freire, que encerra o II Retirão – Encontro de Adoradores.
Entre os dias 19 e 22 de fevereiro, a Rua Beira Rio recebe os desfiles dos blocos tradicionais.
Encerrando oficialmente a programação, no dia 22, a Beira Rio, próxima à Casa do Artesão, será palco do show da banda Chiclete com Banana. A apresentação será gratuita na pista e contará também com o “Camarote Solidário”, mediante a doação de duas latas de leite em pó, destinadas a abrigos de idosos de Macapá e Santana.
Carnaval 2026: Segurança, Inclusão e Fomento Econômico
O Carnaval no Sambódromo é coordenado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), em parceria com o Governo do Amapá e o senador Davi Alcolumbre. A atual gestão preparou para 2026 o maior esquema de segurança pública da história do estado para o período carnavalesco.
Com um efetivo de 1.517 agentes, a operação garante monitoramento por Inteligência Artificial, uso de drones, helicóptero e uma Central de Comando Móvel. O planejamento abrange desde os desfiles no Sambódromo até o bloco A Banda, os circuitos de rua e as festividades dos 16 municípios, garantindo que o período seja marcado pela paz e pela preservação da vida, com reforço estratégico nas unidades de saúde e fiscalização rigorosa no trânsito.
Uma das grandes novidades deste ano é a gratuidade das arquibancadas de concreto e de ferro no Sambódromo de Macapá para os desfiles das dez escolas de samba. O anúncio, feito pelo governador Clécio Luís e pelo senador Davi Alcolumbre, visa democratizar o acesso à cultura e permitir que famílias inteiras acompanhem o espetáculo. Para facilitar a experiência do folião, a gestão lançou ainda o aplicativo oficial Carnaval Amapá 2026.
Além do lazer, o evento foca no fortalecimento da economia criativa e do empreendedorismo local. Mais de 700 trabalhadores foram capacitados em parceria com o Sebrae, recebendo kits de padronização e higiene para atuar na comercialização de produtos. O apoio estatal estende-se também à saúde pública, com a distribuição de 600 mil preservativos e ações educativas da Vigilância em Saúde, consolidando o Carnaval como um motor de geração de renda e bem-estar social para a população amapaense.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!