Tudo pronto: Sambódromo abre portões com gratuidade histórica para os desfiles das escolas de samba
Pela primeira vez na história, a população poderá acompanhar os dois dias de desfile no Sambódromo sem custo de ingresso; programação inicia às 21h.
O Carnaval 2026 marca um capítulo inédito na história da cultura amapaense. A partir desta sexta-feira, 13, os tambores voltam a ecoar na Avenida Ivaldo Veras com uma novidade histórica: o acesso totalmente gratuito às arquibancadas de concreto e de ferro para toda a população. A medida, determinada pelo governador Clécio Luís, democratiza o espetáculo e permite que famílias, turistas e trabalhadores vivam de perto a emoção do "Carnaval do Meio do Mundo".
A iniciativa de abrir os portões para os setores de arquibancada é uma ação inédita desde a inauguração do Sambódromo de Macapá e visa fortalecer a economia criativa, valorizando a manifestação popular e o esforço das dez agremiações que cruzam a passarela do samba entre hoje e sábado, 14.
Segurança e cuidado com o folião
Para garantir que a celebração ocorra com tranquilidade, o Governo do Amapá mobilizou uma estrutura de segurança integrada. Como medida de proteção coletiva, a orientação oficial é que o público priorize o uso de vasilhames de plástico descartáveis, evitando recipientes de vidro em todas as dependências do Sambódromo para prevenir acidentes.
O evento contará também com a presença ativa da Secretaria de Estado das Mulheres (SEPM). Tendas de acolhimento e equipes multidisciplinares estarão de plantão para assegurar um ambiente de respeito e suporte contra qualquer tipo de importunação sexual. Devido ao período de chuvas, recomenda-se também o uso de capas plásticas para maior conforto durante os desfiles.
Para a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, o acesso livre é o maior símbolo de valorização do povo nesta edição.
“Garantir arquibancadas gratuitas é uma forma de democratizar o acesso ao Carnaval do Meio do Mundo. Queremos que todas as famílias, turistas e a população amapaense possam viver essa festa de perto, com conforto, segurança e inclusão. O carnaval é uma manifestação cultural do povo, e nada mais justo do que assegurar que ele seja realmente para todos”, destacou a secretária.
Ordem dos Desfiles
Sexta-feira, 13
- 21h – Embaixada do Samba Cidade de Macapá
- 22h25 – Emissários da Cegonha
- 23h50 – Unidos do Buritizal
- 1h25 – Maracatu da Favela
- 3h – Boêmios do Laguinho
Sábado, 14
- 20h – Império Solidariedade
- 21h25 – Império da Zona Norte
- 22h50 – Império do Povo
- 0h25 – Piratas da Batucada
- 2h – Piratas Estilizados
Serviço
O acesso às arquibancadas gratuitas é feito por ordem de chegada até atingir a capacidade máxima permitida. Os portões abrem antes do início oficial e a recomendação é que os foliões se antecipem para garantir o seu lugar.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!