Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARNAVAL MAIS SEGURO

Governo do Amapá mobiliza aparato tecnológico inédito para coibir crimes e garantir tranquilidade para foliões

Plano estratégico divulgado pelo governador Clécio Luís na manhã desta quinta-feira, 12, inclui drones de alta performance e videomonitoramento com inteligência artificial.

Por Cláudio Morais
13/02/2026 08h42
Forças de Segurança trabalharão de forma integrada

Patrulhamento aéreo com drones de alta performance, monitoramento massivo de tornozeleiras eletrônicas e uma central de comando integrado, com câmeras que cobrem uma área de até 9km com visão térmica e análise de risco com inteligência artificial. Todo esse aparato tecnológico inédito está pronto para ser empregado na proteção e defesa dos foliões como parte do planejamento estratégico da Segurança Pública para o Carnaval, divulgado pelo Governo do Estado nesta quinta-feira, 12.

O governador do Amapá, Clécio Luís, detalhou que as ferramentas atuarão em conjunto com a ampla mobilização de efetivo. Ao todo, 1.517 policiais, agentes e servidores de todas as forças de segurança atuarão durante o desfile e apuração das escolas de samba, passagem do bloco A Banda e no Circuito de Blocos.

Efetivo e tecnologia empregados atingem maior patamar histórico

“Nós teremos pelo quarto ano consecutivo um grande, e desta vez o maior, aparato de segurança pública para cobrir os eventos carnavalescos. Também faz parte do nosso plano estratégico que as forças de segurança atuem de forma integrada, não mais isoladamente. Para isso, no Carnaval, contamos com uma ferramenta que é a melhor do Brasil, a ‘Carreta da Segurança”, detalhou Clécio Luís.

De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Cézar Vieira, também destacou outros recursos que serão empregados. São mais de 85 viaturas, além do helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA), para assegurar a prevenção, controle e repressão de ações criminosas.

Secretário de Segurança Pública detalhou plano esquema de segurança para as festividades carnavalescas

“Todo esse efetivo e tecnologia empregados são para garantir ação rápida tanto para prevenir, quanto para coibir quaisquer tentativas de desordem. E a ação conjunta das forças de segurança não se restringe aos festejos de carnaval, mas estende a sensação de segurança para todas as localidades, tanto da região metropolitana, quanto do interior do estado”, reforçou o titular da Sejusp.

Comando e Controle Móvel

A “Carreta da Segurança” destacada pelo governador Clécio é um equipamento entregue em dezembro de 2025 e empregado pela primeira vez durante o Réveillon. Resultado de R$ 12 milhões investidos pela gestão estadual, o também chamado Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) emprega alta tecnologia no monitoramento de grandes áreas, analisa possíveis incidentes de forma ágil e despacha guarnições das diferentes forças de segurança até as ocorrências.

É equipado com câmeras próprias de longo alcance, com possibilidade de ampliação ao incluir circuitos privados de monitoramento, torre de monitoramento que alcança até 15 metros de altura, garantindo cobertura de aproximadamente 9 km em tempo real, sensores térmicos e inteligência artificial, capazes de identificar padrões suspeitos e situações de risco, como agressões, acionando a equipe mais próxima para o local identificado.

Visão obtida por patrulhamento aéreo com drones

Monitoramento de tornozeleiras eletrônicas

A Central de Monitoramento Eletrônico (CME) do Iapen também estará presente, por meio da vigilância em tempo real dos cerca de 800 reeducandos sob medida cautelar com uso de tornozeleira eletrônica. No local do evento, os policiais penais estarão dentro da Carreta da Segurança, acompanhando se os apenados  estão dentro de suas respectivas zonas de inclusão.

O principal exemplo deste tipo de ação é a verificação de horário para que esses indivíduos com tornozeleira devam estar em suas casas. Caso algum apenado viole as regras no perímetro do evento, as equipes policiais estarão a postos para o cumprimento do flagrante.

Iapen faz monitoramento de tornozeleiras eletrônicas em tempo real

Patrulhamento aéreo com drones

Drone de alta performance utilizado pela segurança pública

Ao todo, 15 drones de alta performance, semelhantes aos empregados na vigilância do espaço aéreo do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), serão utilizados para ampliar o alcance visual das equipes em solo, tanto em ações ostensivas, quanto no levantamento de informações pelas equipes de inteligência e policiamento velado do Estado.

As aeronaves são equipadas com sensores térmicos e visão noturna, capazes de rastrear indivíduos escondidos, detectar focos de calor, flagrar ilícitos sendo cometidos ou, até mesmo, facilitar o acompanhamento tático de infratores em fuga, tudo isso para garantir que as famílias, foliões e empreendedores tenham um Carnaval mais seguro.

Carreta da Segurança amplia alcance do monitoramento em até 9km

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!