Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA FAMILIAR

Governo do Amapá impulsiona produção familiar com entrega de insumos agrícolas no Maruanum

Pelo programa Amapá + Produtivo, a gestão estadual garante suporte técnico e ferramentas para fortalecer a mandiocultura e a economia de comunidades tradicionais.

Por Weverton Façanha
12/02/2026 09h00
No Quilombo São João, no Maruanum, famílias agricultoras agora contam com adubo, roçadeiras e assistência técnica

O Governo do Amapá, visando o fortalecimento da agricultura familiar, realizou nesta quarta-feira, 11, a entrega de insumos agrícolas para 20 produtores da Associação Agrícola do Quilombo São João, na comunidade do Maruanum, zona rural de Macapá. A ação integra o programa Amapá mais Produtivo.

A iniciativa é executada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR). A pasta coordena o projeto com o objetivo de impulsionar os arranjos produtivos locais, com foco na mandiocultura, garantindo que comunidades tradicionais tenham os recursos necessários para expandir a produção.

Produtores locais recebem o pacote de benefícios do programa Amapá + Produtivo, como insumos para o preparo do solo

O pacote de benefícios inclui itens fundamentais para o tratamento do solo, como fosfato e adubo NPK. Além da distribuição de materiais, o projeto oferece suporte estruturante com a disponibilização de roçadeiras, assistência técnica especializada, preparo da terra e adubação de fundação, otimizando todo o ciclo da cadeia produtiva.

"Estamos entregando dignidade e ferramentas para que o produtor colha mais e melhor. Com o programa, o Governo garante assistência técnica e suporte direto no campo. Nosso compromisso é transformar a agricultura familiar em uma força econômica, valorizando quem coloca o alimento na mesa da nossa gente", destacou a secretária da SDR, Beatriz Barros.

Esta política pública reafirma o compromisso do Estado com o desenvolvimento rural sustentável e a segurança alimentar. Ao investir diretamente nas comunidades quilombolas, a gestão estadual busca aumentar a produtividade das lavouras e valorizar a identidade e a economia das populações tradicionais amapaenses.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!