Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Amapá realiza fase documental do concurso para Oficiais Combatentes da PM-AP após 15 anos

Primeira etapa convocou 61 candidatos para o Curso de Formação de Oficiais; investimento inicial ultrapassa R$ 4,6 milhões.

Por Márcia Fonseca
11/02/2026 14h55
Candidatos convocados participam da fase documental do concurso para Oficiais Combatentes da PM-AP

O Governo do Amapá realizou, nesta quarta-feira, 11, a fase documental do concurso público para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Amapá (PM-AP). Ao todo, foram ofertadas 240 vagas para formação de cadastro de reserva. Nesta primeira convocação, 61 candidatos participaram da entrega de documentos e seguem para as próximas etapas do certame.

A secretária de Estado da Administração, Cinthya Mendes, acompanhou o processo e destacou a agilidade na condução do concurso, além da previsão de reposição de candidatos em caso de ausências.

“Em um curto espaço de tempo conseguimos trazer o resultado definitivo, homologar o concurso e realizar a primeira convocação. Como houve ausentes, faremos a reposição para completar essa turma. Aqueles que estão nas próximas posições já podem se preparar, pois deveremos ter no próximo ano nova turma”, afirmou.

Secretária de Administração, Cinthya Mendes, acompanha a fase documental do concurso para o Curso de Formação de Oficiais da PM-AP

O certame marca a retomada do ingresso de oficiais combatentes na corporação após 15 anos sem concurso para o cargo no estado. Para o comandante-geral da PM-AP em exercício, coronel Carlos Augusto Carneiro, o momento representa avanço e fortalecimento institucional.

“Estamos recebendo os 61 convocados para esta fase. Após a análise documental, eles ainda passarão pelo teste de aptidão física, avaliação psicológica, exames de saúde e investigação social. Para a Polícia Militar, isso representa um grande investimento, pois após 15 anos voltamos a formar oficiais combatentes. Esses profissionais ingressarão nas fileiras da corporação e contribuirão para o aprimoramento da qualidade do nosso serviço operacional”, ressaltou.

Comandante-geral em exercício, coronel Carlos Augusto Carneiro, destaca retomada do concurso após 15 anos

Entre os convocados, o candidato Antônio Rennier destacou a dedicação para alcançar a aprovação.

“Desde o anúncio do concurso venho me preparando, estudando para a prova objetiva, pois sempre foi um certame almejado por mim. Entrar para a Polícia Militar do Amapá é um sonho. Tive muita dedicação durante esse tempo e agora sigo na preparação física. É uma questão de foco e esforço. Estou confiante para alcançar esse objetivo”, declarou.

Antônio Rennier, candidato

Para esta primeira etapa do Curso de Formação de Oficiais, o Governo do Estado investirá R$ 4.684.605,45, reforçando o compromisso com o fortalecimento da Polícia Militar e a valorização dos profissionais responsáveis pela segurança da população amapaense.

“Os novos oficiais encontrarão uma Polícia Militar diferente. Nos últimos anos, realizamos investimentos em equipamentos, novas viaturas, armamentos, reestruturação da carreira militar, além da nova lei orgânica e promoções automáticas. São avanços que reforçam o compromisso do governador com a segurança pública. Quem ganha com isso é a sociedade”, finalizou o comandante.

A próxima etapa, que avalia as capacidades físicas dos candidatos, será realizada nos dias 19 e 20 de fevereiro, conforme edital. Todas as informações oficiais, editais e comunicados estão disponíveis no portal da Sead.

Convocados seguem agora para as próximas etapas do certame, que incluem testes físicos, avaliações psicológicas e exames de saúde

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!