Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
💛 PIRATÃO NO SAMBÓDROMO 💙

'Meu Coração é Brega': Piratas da Batucada faz a Ivaldo Veras dançar a cultura e o romantismo popular

Penúltima escola a desfilar, o "Piratão" transformou a avenida em palco de celebração da cultura amazônica e reafirmou o brega como patrimônio afetivo de gerações.

Por Redação
15/02/2026 05h03
Na abertura do desfile, o “Piratão” convidou o público a sintonizar a “frequência da emoção”

A Associação Recreativa e Cultural Escola de Samba Piratas da Batucada foi a quarta agremiação a cruzar a passarela do samba Ivaldo Veras, no Sambódromo de Macapá, pelo Carnaval 2026. Com o enredo “Na frequência do amor, o ritmo é Brega”, a escola azul e amarelo levou para a avenida uma verdadeira ode ao romantismo popular e à força de um dos gêneros musicais mais marcantes do Brasil.

A escola ressaltou que o ritmo é mais do que entretenimento: é meio de expressão afetiva e instrumento de afirmação simbólica

O enredo propôs uma imersão na cultura do brega em suas dimensões rítmicas, simbólicas e identitárias. Ao longo do desfile, a escola destacou como o gênero, historicamente associado à periferia e às populações amazônidas, construiu um imaginário próprio e subverteu padrões estéticos, afirmando-se como expressão legítima da cultura popular.

Com plasticidade, conexões rítmicas e constante reinvenção, o brega espalhou-se pelo país, atravessando gerações e territórios. A proposta do Piratas da Batucada foi apresentar a essência dessa musicalidade como elemento fundamental na formação da identidade cultural amazônica, indo além de uma abordagem meramente geográfica.

Penúltima escola a desfilar, o "Piratão" transformou a avenida em palco de celebração da cultura amazônica

Na narrativa construída na avenida, o brega foi apresentado como trilha sonora de histórias de amor, resistência e transformação social. O gênero, que deixou os salões para embalar festas nos beiradões, feiras e grandes eventos de aparelhagem, ganhou destaque como manifestação cultural viva e democrática.

A escola ressaltou que o ritmo é mais do que entretenimento: é meio de expressão afetiva e instrumento de afirmação simbólica, capaz de atravessar décadas com letras e melodias que embalam romances e memórias.

Ritmo construiu um imaginário próprio e subverteu padrões estéticos, afirmando-se como expressão legítima da cultura popular

Na abertura do desfile, o “Piratão” convidou o público a sintonizar a “frequência da emoção”. A representação simbólica de uma grande jukebox dominou a cena, remetendo ao imaginário clássico do universo brega. A tradicional máquina de música foi apresentada como o portal para essa odisseia apaixonada.

A partir desse elemento cenográfico, a escola reafirmou sua mensagem central: se o ritmo toca o coração, é preciso se entregar sem receios, pois, na frequência do amor, o ritmo é brega.

Agremiação trouxe o enredo “Na frequência do amor, o ritmo é Brega”

Confira a última escola que desfila neste sábado, 14:

  • Piratas Estilizados.

Apuração e Resultado Final

A apuração dos desfiles das escolas de samba do Amapá ocorrerá na Quarta-feira de Cinzas, dia 18 de fevereiro, a partir das 14h, no Sambódromo de Macapá.

O rito de leitura das notas seguirá a seguinte ordem:

Grupo de Acesso
A disputa para ascender à elite do Carnaval amapaense contará com a apuração das seguintes agremiações:

  • Cidade de Macapá;
  • Emissários da Cegonha;
  • Império da Zona Norte;
  • Solidariedade.

Grupo Especial
Logo após, será revelada a campeã do Carnaval 2026 entre as gigantes do estado:

  • Boêmios do Laguinho;
  • Império do Povo;
  • Maracatu da Favela;
  • Unidos do Buritizal;
  • Piratas da Batucada;
  • Piratas Estilizados.

Quesitos julgados
Os jurados vão dar notas de 1 a 10 para enredo, Samba de Enredo, Bateria, Alegorias, Fantasias, Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta-Bandeira, Evolução e Harmonia.

Carnaval 2026: Segurança, Inclusão e Fomento Econômico

O Carnaval no Sambódromo é coordenado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), em parceria com o Governo do Amapá e o senador Davi Alcolumbre. A atual gestão preparou para 2026 o maior esquema de segurança pública da história do estado para o período carnavalesco.

Com um efetivo de 1.517 agentes, a operação garante monitoramento por Inteligência Artificial, uso de drones, helicóptero e uma Central de Comando Móvel. O planejamento abrange desde os desfiles no Sambódromo até o bloco A Banda, os circuitos de rua e as festividades dos 16 municípios, garantindo que o período seja marcado pela paz e pela preservação da vida, com reforço estratégico nas unidades de saúde e fiscalização rigorosa no trânsito.

Uma das grandes novidades deste ano é a gratuidade das arquibancadas de concreto e de ferro no Sambódromo de Macapá para os desfiles das dez escolas de samba. O anúncio, feito pelo governador Clécio Luís e pelo senador Davi Alcolumbre, visa democratizar o acesso à cultura e permitir que famílias inteiras acompanhem o espetáculo. Para facilitar a experiência do folião, a gestão lançou ainda o aplicativo oficial Carnaval Amapá 2026.

Além do lazer, o evento foca no fortalecimento da economia criativa e do empreendedorismo local. Mais de 700 trabalhadores foram capacitados em parceria com o Sebrae, recebendo kits de padronização e higiene para atuar na comercialização de produtos. O apoio estatal estende-se também à saúde pública, com a distribuição de 600 mil preservativos e ações educativas da Vigilância em Saúde, consolidando o Carnaval como um motor de geração de renda e bem-estar social para a população amapaense.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!