Governo do Estado realiza fase documental do Concurso de Oficiais do Corpo de Bombeiros
Seleção histórica marca retomada do Curso de Formação de Oficiais no estado após mais de 12 anos
Candidatos convocados no concurso para oficiais do Corpo de Bombeiros Militar participaram, nesta sexta-feira, 6, da fase de entrega e conferência documental do certame. O concurso representa a valorização do serviço público e a renovação dos quadros da corporação, além de marcar a formação da primeira turma de oficiais realizada integralmente no estado.
Entre os convocados estava o candidato Gleiton Felipe Barcelar, que destacou a dedicação ao longo da preparação e a expectativa para as próximas etapas do concurso.
“Eu me preparei muito antes mesmo da publicação do edital. Estudei bastante para estar nessa primeira turma. Essa etapa gera muita ansiedade, principalmente para saber se toda a documentação está correta, e, graças a Deus, deu tudo certo. Agora seguimos firmes na preparação para o Teste de Aptidão Física, que acontece em cerca de duas semanas e meia. A preparação é difícil, mas a gente tenta dar o melhor para chegar 100% pronto”, afirmou.
O concurso, realizado em outubro do ano passado, ofertou 180 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), retomado após mais de 12 anos. A primeira convocação contou com o chamado de 30 candidatos, conforme ressaltou a secretária de Administração, Cinthya Mendes.
“É um curso que não era realizado há mais de 12 anos. As provas aconteceram no dia 28 de outubro de 2025, foram homologadas no início de janeiro deste ano e já convocamos os 30 primeiros candidatos para a primeira fase. Desejo a todos boa sorte e nos encontraremos na próxima etapa, que é o Teste de Aptidão Física”, destacou a secretária.
O comandante da Academia de Formação Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), coronel Marcelo Guedes, reforçou o compromisso do Governo do Estado com a formação dos novos oficiais.
“Os candidatos aprovados iniciarão, pela primeira vez, o Curso de Formação de Oficiais aqui no estado do Amapá. Esse é um compromisso do governador Clécio Luís, garantindo que os oficiais sejam formados com a doutrina própria do estado, o que reflete diretamente na qualidade do serviço prestado à população”, ressaltou.
As próximas etapas do concurso incluem o Teste de Aptidão Física, avaliação psicológica, exames de saúde, investigação social e, por fim, o Curso de Formação de Oficiais (CFO).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!