Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA

Governo do Amapá implanta Marco de Gestão Escolar inédito na Amazônia e fortalece assessoramento pedagógico

Formações da Seed em parceria com o Centro Lemann preparam técnicos e gestores para aplicar novo modelo de gestão na rede estadual de ensino.

Por Marcio Bezerra
06/02/2026 07h45
Gestores da educação participam de formação para implantação do Marco de Gestão Escolar no Amapá

Técnicos e gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seed) participam de duas formações continuadas promovidas pelo Governo do Amapá, em parceria com o Centro Lemann. As ações têm como objetivo fortalecer o assessoramento pedagógico na rede estadual e apoiar a implantação do Marco de Gestão Escolar, iniciativa inédita na Amazônia. As atividades ocorrem nesta quinta-feira, 5, e sexta-feira, 6, no auditório da Seed, em Macapá.

Foram debatidos temas relacionados à gestão pedagógica, metas e estratégias ligadas à aprendizagem, indicadores (Ideb, proficiências) e ações pedagógicas; gestão de pessoas, formações, organização do trabalho docente e estratégias de desenvolvimento profissional; além de gestão de recursos, relacionando infraestrutura, materiais, recursos financeiros e sua contribuição para o processo educativo.

Marco de Gestão Escolar orienta atuação dos gestores

A programação integra a continuidade do ciclo formativo voltado à implantação do Marco de Gestão Escolar, documento que servirá como referência para a atuação de gestores e equipes técnicas em toda a rede estadual. O desenvolvedor de ecossistemas educacionais do Centro Lemann, Márcio Ferreira, explicou que o foco do encontro é preparar os assessores pedagógicos da Seed para acompanhar as escolas de forma contínua e estruturada.

Márcio Ferreira, desenvolvedor de ecossistemas educacionais do Centro Lemann

“O que nós estamos fazendo hoje é dar continuidade ao ciclo formativo em torno do Marco de Gestão Escolar. Este encontro é desenvolvido com os assessores da Seed e tem como finalidade reconstruir o plano de gestão escolar, que será um instrumento fundamental para os gestores da rede”, destacou.

Mais de 300 gestores escolares terão acesso ao plano, que permitirá um acompanhamento sistemático de aspectos como desempenho educacional, indicadores de aprendizagem, gestão de recursos e fortalecimento da comunidade escolar.

Formação técnica

A assessora especial da Seed, Danielle Dias, frisou que o Marco de Gestão Escolar, lançado pelo Governo do Amapá em 2025, é um documento estratégico que define competências e diretrizes para uma gestão escolar de excelência.

Danielle Dias, assessora especial da Seed

“O Marco de Gestão Escolar é um documento que norteia quais serão as ações e as competências que os nossos diretores escolares precisam desenvolver para que a gente tenha uma gestão escolar de excelência”, afirmou Danielle.

Ela explicou que a formação continuada dos técnicos, realizada em parceria com o Centro Lemann, tem papel fundamental na implantação do Marco nas escolas: “Hoje, os nossos técnicos da Secretaria participam dessa formação para que possamos preparar os profissionais que irão apoiar os gestores na execução do Marco de Gestão Escolar e na implantação das ações previstas, como o plano de gestão”.

Plano de gestão e cinco dimensões estratégicas

Cada diretor escolar deverá elaborar um plano de gestão que irá orientar as ações da unidade de ensino com base em cinco dimensões principais.

“Esse plano vai nortear ações voltadas à gestão pedagógica, gestão de processos, gestão de recursos, gestão financeira e também à gestão da comunidade escolar. São dimensões que precisamos otimizar e potencializar nas escolas”, explicou Danielle Dias. Ela acrescentou que a equipe técnica da Seed será responsável por colaborar diretamente com os gestores na construção desses planos, garantindo o alinhamento entre Secretaria e escolas.

A programação integra a continuidade do ciclo formativo voltado à implantação do Marco de Gestão Escolar

Documento inédito coloca o Amapá na vanguarda

Os participantes receberam a versão final do Marco de Gestão Escolar, documento inédito na Amazônia Legal, que posiciona o Amapá como referência nacional na organização e assessoramento pedagógico.

Crisna Valente, gerente do Núcleo de Educação de Tempo Integral (ETI)

Para a gerente do Núcleo de Educação de Tempo Integral (ETI), Crisna Valente, a implantação do Marco fortalece a integração entre a Seed e as unidades escolares.

“O Marco de Gestão vai subsidiar todo o trabalho da Secretaria em conjunto com as escolas. É algo inédito não só na história do Amapá, mas em toda a Amazônia”, afirmou. Segundo ela, o documento permite que técnicos e escolas compartilhem diagnósticos, metas e estratégias de forma colaborativa.

Compromisso com a qualidade da educação

Com as formações continuadas e a implantação do Marco de Gestão Escolar, o Governo do Amapá fortalece o assessoramento pedagógico e consolida uma política educacional baseada no planejamento, acompanhamento e cooperação entre Secretaria e escolas. A iniciativa reforça o compromisso do programa "Educação que Transforma" com a melhoria da aprendizagem, a equidade educacional e a valorização da gestão escolar, projetando avanços significativos para o ano letivo de 2026.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação