Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE MENTAL

‘Hoje, ele interage com a gente, participa das atividades. É um novo Simão’, diz a irmã sobre evolução no tratamento do irmão pelo Caps Gentileza

Cecília Ribeiro relata que a vida de Simão e de toda a família mudou com o início da assistência especializada na Rede de Atenção Psicossocial, fortalecida pelos investimentos do Governo do Amapá na área da Saúde Mental da Sesa.

Por Júnior Nery
31/01/2026 09h55
Cecília Ribeiro ao lado do Simão, 53 anos, que vive hoje uma nova vida em harminia com a família

Simão Ribeiro, de 53 anos, passou grande parte da vida enfrentando os desafios da esquizofrenia sem o suporte necessário. Desde os 16 anos, ele lidava com o isolamento e com dificuldades de interação, mas foi só após a morte da mãe, em 2016, que a família decidiu buscar, anos depois, um tratamento adequado para ele. Cecília Ribeiro, irmã de Simão, relembra o momento em que a família se uniu para procurar o Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Gentileza, em Macapá.

"Nós fomos muito bem acolhidos desde o começo. A equipe lá foi incrível, o Simão começou a fazer atividades que ele gostava e a tomar medicação. A transformação foi visível", conta Cecília.

Antes do tratamento no Caps Gentileza, Simão vivia em um estado de isolamento total. Ele evitava qualquer tipo de interação, até mesmo com a família. Contudo, o acolhimento e a dedicação dos profissionais fizeram a diferença.

"Hoje, ele interage com a gente, participa das atividades, se arruma para sair. É um novo Simão. Ele não só melhorou a convivência com a família, como também começou a se envolver com a comunidade, frequentando a igreja e participando de passeios", compartilha Cecília.

Aos 16 anos, Simão Ribeiro foi diagnosticado com esquizofrenia; viva recluso até começar o tratamento terapêutico no Caps Gentileza

Acompanhamento adequado

Simão foi diagnosticado com esquizofrenia na adolescência e, sem o acompanhamento adequado, a doença se manifestou de maneira mais intensa ao longo dos anos. Ele passou por períodos de grande sofrimento e afastamento social. Entretanto, desde que iniciou o acompanhamento no Caps Gentileza, há cerca de quatro anos, as mudanças em sua vida foram significativas. A medicação e as atividades terapêuticas oferecidas, como hidroginástica e passeios em família, trouxeram-lhe maior autonomia e qualidade de vida.

Com o tratamento no Caps Gentileza, Simão conquistou novas habilidades e restabeleceu vínculos importantes, principalmente com a família.

"Hoje ele é tranquilo, interage e é muito carinhoso. A convivência com ele é harmoniosa. Nossas vidas mudaram após o tratamento", diz Cecília.

Como forma de garantir qualidade no tratamento, pacientes do Caps Gentileza participam de oficinas e atividades culturais diversas

Apoio familiar

O sucesso de Simão é fruto de um Projeto Terapêutico Singular (PTS), como explica Zênia Gomes, gerente do Caps Gentileza. O serviço não foca apenas na medicação, mas na reintegração social.

“Por meio de atividades terapêuticas, hidroginástica e o fortalecimento de vínculos, o paciente deixou o isolamento para se tornar um cidadão ativo. A unidade funciona como um ponto fundamental da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), oferecendo suporte não apenas ao usuário, mas também orientando as famílias sobre como lidar com o diagnóstico de forma leve e eficaz”, considera Zênia.

O acompanhamento contínuo no serviço permitiu a Simão a construção de uma nova realidade, onde ele é mais integrado e vive com mais dignidade e felicidade.

Investimentos na Saúde Mental

Para que histórias como a do Simão não virem uma exceção, mas sim, regra, o Governo do Amapá tem investido fortemente no fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (Raps). Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a Raps garante um atendimento integral, humanizado e eficiente, proporcionando cuidados de saúde mental que atendem às necessidades individuais de cada paciente. Hoje, a unidade também conta com leitos de acolhimento 24h para pacientes com prontuário ativo e que não estejam em surto.

No Caps Gentileza, os usuários recebem um acompanhamento completo de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros profissionais, o que assegura um tratamento de alta qualidade e personalizado. Cada caso é abordado de maneira única, permitindo que o paciente seja protagonista do seu próprio processo terapêutico, participando ativamente do tratamento.

Além disso, o Caps Gentileza oferece oficinas de arte e artesanato, promovendo a expressão criativa e o bem-estar dos pacientes. Para garantir a integração social e o fortalecimento dos vínculos comunitários, a instituição organiza eventos como festas juninas, carnaval, cantata natalina, Luau do Janeiro Branco, entre outas atividades que permitem aos usuários se socializarem e viverem momentos de alegria e pertencimento. Esses momentos lúdicos são fundamentais para a construção de uma rede de apoio e para a promoção da saúde mental de maneira plena.

O Governo do Amapá continua a fortalecer as políticas públicas que asseguram dignidade e qualidade de vida aos cidadãos. O exemplo de Simão, que, com o tratamento adequado, conquistou uma vida mais saudável e integrada à família e comunidade, é a prova de que o cuidado contínuo e especializado pode transformar vidas.

Como acessar os serviços:

O Caps Gentileza é porta aberta, e no primeiro momento o usuário é acolhido pela equipe multiprofissional, ocasião em que a pessoa tem a oportunidade de externalizar suas demandas e, a partir de então, começar a traçar a linha de cuidados, conforme a necessidade avaliada.

O Caps Gentileza funciona 24h e fica localizado na Av. Marcílio Dias, 1395, no Bairro Julião Ramos, em Macapá.

Familia do Simão vive hoje um outro momento: mais feliz e repleta de esperança

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde