Governo do Amapá firma parceria estratégica para fortalecer manejo florestal comunitário
Cooperação técnica com o Instituto Internacional de Educação do Brasil alinha política estadual às boas práticas nacionais e internacionais.
Em mais uma ação estratégica para o desenvolvimento sustentável do Amapá, o Governo do Estado formalizou parceria com o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB). A efetivação da medida ocorreu na quinta-feira, 29, com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto, para a execução da Política Estadual de Manejo Florestal Comunitário e Familiar.
A iniciativa integra as políticas públicas ambientais e contribui para o fortalecimento da gestão das florestas públicas, promovendo geração de renda, inclusão social e conservação ambiental, especialmente junto às comunidades tradicionais, agricultores familiares e povos que dependem diretamente dos recursos florestais para sua subsistência.
A parceria representa um importante avanço na consolidação de uma agenda ambiental que alia conservação da floresta em pé, desenvolvimento econômico e justiça social, em consonância com o compromisso do Governo do Estado com a bioeconomia, o combate às mudanças climáticas e a valorização das populações locais, conforme destacou a gestora da Sema, Taisa Mendonça.
“Nós temos avançado significativamente na pauta ambiental, com diversas conquistas voltadas à proteção dos recursos naturais aliada à promoção do desenvolvimento econômico e social. Com mais essa cooperação estratégica, o Governo do Amapá reafirma seu protagonismo na agenda ambiental amazônica e o compromisso com modelos de desenvolvimento que conciliem produção, conservação e melhoria da qualidade de vida das comunidades florestais”, ressaltou a gestora.
A partir da cooperação, a Sema e o IEB atuarão de forma integrada na formulação de diretrizes, instrumentos técnicos, ações de capacitação, apoio à gestão comunitária e fortalecimento institucional, alinhando a política estadual às boas práticas nacionais e internacionais de manejo florestal sustentável.
O acordo também contribuirá para ampliar a segurança jurídica das iniciativas comunitárias, estimular cadeias produtivas florestais sustentáveis e valorizar os conhecimentos tradicionais, respeitando a diversidade sociocultural do território amapaense.
O IEB é um instituto reconhecido nacionalmente por sua atuação em políticas públicas, educação socioambiental e fortalecimento de iniciativas comunitárias, com expertise técnica e metodológica, contribuindo para a construção de uma política sólida, participativa e orientada a resultados.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!