Formação em primeiros socorros qualifica novos cuidadores da Educação que iniciam atuação na rede estadual
Capacitação atende à Lei Lucas e integra curso obrigatório para novos servidores convocados em concurso público.
Cuidadores convocados na quarta chamada do concurso público da educação estadual participam de uma formação em primeiros socorros promovida pelo Governo do Amapá. A atividade faz parte do curso de qualificação obrigatório para ingresso na rede pública de ensino. A capacitação iniciou na quarta-feira, 28, e segue até esta quinta-feira, 29, com 92 profissionais divididos em duas turmas, preparando os servidores para o início das atividades nas escolas na próxima segunda-feira, 2 de fevereiro.
A disciplina de primeiros socorros integra a formação total de 80 horas ofertada aos cuidadores, sendo 8 horas dedicadas especificamente ao treinamento prático e teórico em situações de emergência no ambiente escolar. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e atende à Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação de profissionais da educação para o atendimento inicial a acidentes e mal-estares súbitos.
De acordo com o gerente de Formação Continuada da Seed, Jair Borges, a qualificação é fundamental para garantir segurança no ambiente escolar e preparar os cuidadores para a rotina com os estudantes.
“Esses cuidadores ingressam na rede estadual já na próxima segunda-feira, mas, antes disso, é necessário que passem por essa qualificação. Eles aprendem manobras de primeiros socorros, incluindo os procedimentos exigidos pela Lei Lucas. É a quarta turma que passa por esse mesmo processo de formação”, destacou Borges.
Durante o curso, os participantes aprendem técnicas como reanimação cardiopulmonar, desengasgo, atendimento a convulsões e afogamentos. A formação é conduzida por profissionais do Samu, responsáveis por orientar sobre os protocolos adequados em casos de emergência. A fisioterapeuta do Samu, Waltéria Leal, explicou que a capacitação segue as diretrizes federais estabelecidas após a morte de uma criança por engasgamento em um passeio escolar, onde não havia pessoas preparadas para o socorro.
“A partir de 2018, a Lei Lucas determina que todas as escolas tenham profissionais capacitados. Aqui, os cuidadores aprendem principalmente as manobras de desengasgo, que são atualizadas periodicamente. Essa formação respalda as instituições e garante o cumprimento da legislação federal, sendo inclusive um requisito para o acesso a recursos federais”, explicou a fisioterapeuta.
Segurança para o início da carreira
Para a cuidadora Naely Flávia, de 23 anos, biomédica aprovada em seu primeiro concurso público, a experiência traz confiança para o início do trabalho na Escola Padre Simão Corridori.
“Essa formação é muito importante para sabermos como agir em emergências, tanto na escola quanto no dia a dia. Aprendemos a manter o foco para tentar salvar uma vida”, afirmou a servidora, destacando que as manobras de desengasgo foram o ponto alto do curso por serem situações comuns com crianças.
A formação integra o curso realizado entre os dias 19 e 30 de janeiro, em parceria com a Escola de Saberes Públicos (Esap). Com a nomeação de 398 novos profissionais em 16 de janeiro, o Governo do Amapá alcança a marca de 1.948 novos servidores efetivos na educação, consolidando o maior chamamento da área em mais de dez anos.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!