Programa Zera Fila do Governo do Amapá garante cirurgia e atendimento rápido a agricultor de Laranjal do Jari
João Dias, de 78 anos, realizou o procedimento em poucos dias e apresenta boa evolução no pós-operatório.
O Programa Zera Fila, do Governo do Amapá, segue garantindo agilidade no acesso a cirurgias eletivas na rede pública estadual. Um dos pacientes beneficiados é o agricultor João Dias, de 78 anos, morador de Laranjal do Jari, que realizou o procedimento cirúrgico apenas um dia após dar entrada na unidade hospitalar.
O paciente foi admitido no domingo, 25, e passou pela cirurgia no dia seguinte, segunda-feira, 26, dentro do fluxo organizado pelo programa. Ele foi submetido a uma cirurgia de próstata e, atualmente, encontra-se no pós-operatório com boa evolução clínica, sendo acompanhado pela equipe multiprofissional da unidade.
“Fui bem atendido e cuidado em todos os momentos. A cirurgia foi boa e estou me recuperando bem. De acordo com o médico, ainda vou precisar passar por outro procedimento cirúrgico; só ainda não sabemos o dia, mas será antes de ganhar alta”, relatou João Dias.
O Zera Fila faz o levantamento de pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos, priorizando especialidades com maior demanda reprimida, como cirurgia geral, urologia, ortopedia e cirurgia vascular. Por meio do programa, os pacientes têm acesso a consultas, exames e cirurgias de forma mais célere e organizada.
Segundo o agricultor, o acompanhamento no pós-operatório tem sido constante. “Toda hora vem alguém aqui perguntar como eu estou, se sinto dor. Os remédios não estão faltando e o cuidado é muito grande”, afirmou.
Antes de ser atendido no Amapá, João tentou realizar o procedimento no Maranhão, onde permaneceu cerca de dez meses sem conseguir a cirurgia, mesmo após gastos com consultas e exames. O retorno ao estado ocorreu em fevereiro do ano passado e, no início de 2026, ao procurar a rede estadual de saúde, foi inserido no fluxo do Zera Fila. “Aqui no Amapá foi tudo diferente. Fiz consultas, exames e a cirurgia pelo hospital, sem demora. Graças a Deus deu certo”, destacou.
Zera Fila
Desde o início do programa, o Governo do Amapá já realizou mais de 10,3 mil cirurgias eletivas em todo o estado. Somente em janeiro de 2026, foram realizados 604 procedimentos na rede estadual.
João Dias segue em acompanhamento médico e, conforme avaliação da equipe assistencial, o paciente ainda deverá passar por um novo procedimento, que será programado após sua plena recuperação clínica.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!