Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VISIBILIDADE TRANS

'Não é só visibilidade, é dignidade e cidadania', diz participante em ação do Governo do Amapá na Semana da Visibilidade Trans

Bernardo Sobral, músico e homem trans, integrou a roda de conversa do projeto “Transcendendo Barreiras”. Agenda também incluiu sociedade civil e rede de proteção.

Por Lucas Mota
29/01/2026 09h00
Bernardo Sobral, músico e homem trans, participou da roda de conversa

A programação da Semana do Dia Nacional da Visibilidade Trans no Amapá contou, nesta quarta-feira, 28, com a realização de uma roda de conversa do projeto “Transcendendo Barreiras”. A iniciativa do Governo do Estado é voltada à promoção dos direitos humanos e ao fortalecimento das políticas públicas para a população trans, travesti e não binária.

O encontro foi marcado por escuta, troca de experiências e valorização de vivências, reunindo representantes do poder público, da sociedade civil organizada e pessoas trans. Um dos momentos mais simbólicos foi a participação de Bernardo Sobral, músico e homem trans, que destacou a importância de espaços que vão além da visibilidade simbólica e reafirmam direitos fundamentais.

“A importância do evento hoje é trazer essa visibilidade à tona, não somente como exposição, mas como pessoas que precisam ter seus direitos preservados, sua cidadania e sua dignidade. Existe todo um simbolismo através desse evento, mas também um espaço de inclusão que valoriza as pessoas trans no estado do Amapá”, afirmou Bernardo.

Ativistas de todos os ramos participaram da roda de conversa

A roda de conversa também evidenciou a importância da atuação integrada da rede de proteção. A delegada Lívia Pontes, titular da 5ª Delegacia de Polícia de Macapá — unidade de referência no atendimento à comunidade LGBTQIA+ —, ressaltou o papel de ações educativas e de conscientização no enfrentamento à violência e à discriminação.

Delegada Lívia Ponte, titular da 5ª Delegacia de Polícia de Macapá, responsável pelos direitos LGBTQIA+

“Eventos dessa natureza são importantíssimos, pois promovem uma integração robusta com a sociedade civil organizada, dando visibilidade à causa da comunidade LGBTQIA+ e das pessoas trans. É fundamental conscientizar o público sobre os direitos dessas pessoas, sobre o quanto é prejudicial marginalizá-las e o quanto é importante garantir sua cidadania, reunindo todos os atores que atuam nessa rede de proteção”, destacou a delegada.

O fortalecimento das políticas públicas voltadas à diversidade também foi enfatizado pelo gerente do Núcleo de Diversidade de Gênero da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (Sedih), Alessandro Brandão. Segundo ele, o Governo do Amapá vem consolidando ações estruturantes para garantir atendimento, acolhimento e cidadania à população LGBTQIA+.

Gerente do Núcleo de Diversidade de Gênero da Sedih, Alessandro Brandão

“O Governo do Estado, desde a criação da política de Direitos Humanos, tem promovido o fortalecimento das ações voltadas à população LGBTQIA+, com foco especial nas pessoas trans, travestis e não binárias. Destacam-se a criação de ambulatórios no hospital universitário, a capacitação de servidores e a atuação do Ambulatório Trans (Amalbti) como ponto de acesso a essas políticas. Iniciativas como o ‘Atalho de Segundos’ fortalecem a proteção de direitos, especialmente neste período da Visibilidade Trans”, explicou.

As atividades alusivas ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, iniciaram na terça-feira e seguem até quinta-feira, com encerramento no Amalbti. A programação reforça o compromisso do Governo do Estado do Amapá com a promoção da dignidade, da cidadania e do respeito à diversidade, tendo como eixo central o diálogo e o protagonismo das pessoas trans.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!