Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'TRANSCENDENDO BARREIRAS'

Semana da Visibilidade Trans: Governo do Amapá oferta serviços sociais, jurídicos e de saúde no Residencial Miracema, em Macapá

Ação ofertou diversos serviços de cidadania, saúde, assistência social e jurídica. Programação segue nesta quarta-feira, 28, na Biblioteca Pública Elcy Lacerda, a partir das 15h.

Por José Maria da Silva
28/01/2026 08h58
Atendimentos diversos foram desenvolvidos

Com o tema "Transcendendo barreiras, construindo um Amapá mais inclusivo", o Governo do Amapá realizou uma ação para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro, com a oferta de diversos serviços de cidadania, saúde, assistência social e jurídica no Residencial Miracema, em Macapá.

O evento foi coordenado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedih), em parceria com diversos órgãos da gestão estadual.

Famílias procuraram o Centro Comunitário em busca de atendimento
Alessandro Brandão, gerente do Núcleo da Diversidade de Gênero da Sedih.

"Em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, o Governo do Estado une diversas secretarias para disponibilizar serviços à comunidade trans e a todos os moradores do Residencial Miracema que buscam atendimento", pontuou Alessandro Brandão, gerente do Núcleo da Diversidade de Gênero da Sedih.

Segundo o gestor, há dois anos esse tipo de força-tarefa vem sendo realizada, ofertando atendimento médico, orientação jurídica, serviço social, emissão de Carteira de Identidade, CPF, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), vacinação, testes rápidos e a retificação do nome social. Foi o caso de Betina Gomes, de 42 anos, moradora do residencial, que aproveitou a ação para solicitar a troca de nome e usufruir de outros serviços, como a massoterapia.

Betina Gomes, moradora do Miracema aproveitou para solicitar alteração na certidão de nascimento, para o nome social

A programação garantiu também orientação jurídica e atendimento integral em saúde, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Hospital Universitário (HU). O espaço também ofereceu acolhimento psicossocial e cadastro para vagas de emprego, por meio do programa Emprega Amapá. A ação buscou promover a cidadania e facilitar o acesso a direitos fundamentais. As atividades seguem nesta quarta-feira, 28, na Biblioteca Pública Elcy Lacerda, a partir das 15h.

Max Morais, coordenador do Plantão Social do Conjunto Miracema

"A Secretaria de Estado da Habitação (Sehab) desenvolve ações de políticas públicas e sociais junto às famílias do Miracema e, nesta atividade, atuamos em parceria com a Sedih e demais entidades governamentais para dar suporte de cidadania à comunidade LGBTQIA+", ressaltou Max Morais, coordenador do Plantão Social da Sehab no conjunto.

Muitos pais aproveitaram a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação dos filhos ou acessar outros atendimentos estaduais, como a dona de casa Raiane Souza Raulino, de 23 anos, que levou seus dois filhos para serem vacinados e solicitar o Cartão do SUS.

Já a moradora do bairro Infraero 2, Ariane Queiroz Nascimento, de 20 anos, esteve no local para requerer documentos pessoais junto ao Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil) e receber orientação jurídica.

Participaram da ação as secretarias de Estado de Políticas para Mulheres (pelo Centro AMA-LBTI), Direitos Humanos, Saúde, Habitação, Mobilização, o Super Fácil e a Comissão Especial de Promoção à Cidadania.

Ariane Queiroz Nascimento, de 20 anos, recebeu orientação jurídica e atendimento do Super Fácil

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!