Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ARTE E SAÚDE

‘Quando me chamaram novamente para concluir o restante do hospital, fiquei muito emocionada’, conta artista que assina pintura decorativa do novo HCA

Durante o estágio em enfermagem, em 2023, Raissa Lima viu nas paredes brancas da unidade a chance de transformar o ambiente em uma grande tela. Hoje, seus traços levam cor, alegria e acolhimento a pacientes e servidores

Por Júnior Nery
24/01/2026 11h41
Raissa Lima, é quem assina as pinturas decorativas do novo HCA

Quando o mundo desacelerou em 2020, em razão da pandemia da covid-19, a artista plástica Raíssa Lima encontrou na arte um novo caminho. O que começou como hobby, dentro de casa, tornou-se profissão e empresa — a Praia na Arte — e, hoje, faz parte da identidade visual do novo Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), em Macapá, cuja obra de reforma e ampliação do Governo do Amapá já alcança 97% de execução.

Quando era acadêmica de Enfermagem pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), Raíssa vivenciou a rotina hospitalar durante o estágio realizado no HCA, em 2023. Foi nesse período que o olhar sensível da artista falou mais alto.

“Foi a primeira vez que eu entrei no Hospital da Criança. Eu adoro crianças e percebi o quanto o ambiente impacta emocionalmente não só os pacientes, mas também quem trabalha ali”, relembra.

Na visão da artista, as pinturas vão, além de encantar os olhos, inpirar bem-estar de pacientes e servidores

Arte e sensibilidade
Desde que começou a trabalhar com arte, ainda durante o isolamento social, Raíssa passou a enxergar possibilidades criativas em todos os lugares. No HCA, não foi diferente.

“Eu olhava aquelas paredes brancas e ficava imaginando desenhos, cores, personagens… coisas que pudessem ajudar as crianças a se sentirem mais tranquilas”, conta.

A ideia ganhou forma e reconhecimento. No ano passado, ela foi convidada a pintar alguns espaços do hospital. Em 2025, voltou para assinar a pintura decorativa de corredores, salas e unidades de terapia intensiva do novo complexo.

“Quando me chamaram novamente para concluir o restante do hospital, eu fiquei muito emocionada. Era um sonho que estava se realizando”, afirma.

Corredores antes apático, agora ganham vida e ajuda no emocional dos pacientes

Pinturas que encantam
Enquanto trabalha, Raíssa observa atentamente as reações de quem passa pelos corredores.

“Algumas crianças paravam, ficavam admiradas com as pinturas. Aquilo me emocionava muito, porque era exatamente essa a minha intenção: tornar um momento difícil um pouco mais leve. A arte tem esse poder de transformar sentimentos e ambientes”, diz. 

Até o momento, quatro corredores já foram concluídos, mas ainda há muito trabalho pela frente. Para dar conta do desafio, Raíssa conta com o apoio da irmã, Bruna, e da amiga Fernanda. Hoje, ela vive exclusivamente da arte. A Enfermagem ficou como aprendizado e inspiração, mas o caminho escolhido foi outro.

“Eu amava o meu curso, mas me encontrei na arte. Percebi que posso contribuir com as pessoas da mesma forma, cuidando da sensibilidade e do emocional”, explica.

As paredes brancas do novo HCA estão recehadas de cores e alegria

Espaço mais humanizado
Para a diretora do HCA, Cleude Rodrigues, o trabalho de Raíssa transforma o hospital em um espaço mais humano e próximo das crianças.

“Eu encontrei a Raíssa no Instagram quando preparávamos a inauguração da UTI e do bloco cirúrgico. Queria algo diferente, com mensagens e paisagens que trouxessem um ambiente acolhedor. Convidei-a para fazer e achei o trabalho maravilhoso”, destacou.

Cleude Rodrigues, diretora do HCA

Segundo a gestora, a artista foi chamada novamente para a fase final do hospital pelo impacto positivo das pinturas. “A arte traz um ambiente humanizado, alegre e diferenciado. Os personagens, as mensagens, tudo chama a atenção da criança e ajuda a tirar aquele clima de dor e sofrimento”, afirmou.

Cleude também destacou a emoção ao descobrir a relação afetiva da artista com o hospital. “Nós nem sabíamos que ela tinha estagiado aqui. Quando vimos o vídeo que ela postou contando que esse era um sonho dela, foi muito emocionante. Hoje, ela está ajudando a realizar um sonho que é dela, nosso e de toda a população”, completou.

A iniciativa integra o compromisso do Governo do Amapá em entregar um hospital moderno, funcional e, acima de tudo, humanizado, onde o cuidado vai além da estrutura física e alcança o bem-estar emocional de crianças, familiares e profissionais de saúde.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde