Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Carnaval 2026: agremiações apoiadas pelo Governo do Estado realizam preparações para mostrar grandiosidade da festa amapaense

Período carnavalesco movimenta economia a partir da contratação de trabalhadores locais e de outros estados. Desfiles acontecem nos dias 13 e 14 de fevereiro, no Sambódromo.

Por José Maria da Silva
23/01/2026 09h11
Profissionais de decoração desenvolvem os projetos das Escolas de Samba

O trabalho nos barracões das escolas de samba segue em ritmo acelerado para o Carnaval 2026 na "capital do Meio do Mundo". Os desfiles acontecerão nos dias 13 e 14 de fevereiro no Sambódromo, localizado na Avenida Ivaldo Veras, Zona Sul de Macapá.

O aporte financeiro do Governo do Amapá às agremiações é um pilar estratégico para a realização do evento, promovendo a geração de empregos e o aquecimento da economia local em vários segmentos, direta e indiretamente.

Coordenador de Barracão do Império do Povo, Rosivaldo Braga

“Iniciamos nossos trabalhos aqui no barracão no mês de agosto do ano passado, devido à grandiosidade do carnaval amapaense. Este ano, vamos levar para a avenida cerca de 1,5 mil brincantes, envolvendo todas as alas, e mostrar nosso potencial carnavalesco com carros alegóricos, fantasias e muita alegria na passarela do samba”, ressaltou o coordenador de barracão da Império do Povo (município de Santana), Rosivaldo Braga.

Tema de enredo

Para o Carnaval de 2026, o Império do Povo apresentará o enredo “Iyagbá Nanã, o Brasil começa no mangue", homenageando a ancestralidade e a figura do orixá Nanã Buruquê, a mãe primordial ligada às águas e ao barro.

No dia 30 de janeiro, a partir das 21h, a escola realizará seu ensaio técnico, uma oportunidade para ajustar todos os detalhes com a presença gratuita do público. A apresentação oficial ocorrerá no dia 14 de fevereiro; a agremiação será a terceira a entrar na avenida, às 22h50, prometendo uma exibição memorável na maior festa popular da Amazônia.

Barracão de montagem das alegorias de Escolas de Sambas

Mão de obra e intercâmbio cultural

A Império do Povo contratou o decorador Rogério Matos, artista de Parintins (AM), para assinar o projeto dos carros alegóricos e personagens, além de contar com trabalhadores de diversas áreas de Macapá e Santana.

Rogério, que iniciou sua carreira aos 11 anos em sua cidade natal, especializou-se no segmento e garante que a agremiação levará para a avenida um espetáculo de alto nível. Sua equipe é composta por estilistas, decoradores e soldadores artísticos, entre outros profissionais qualificados.

Decorador Rogério Matos (Parintins AM), responsável pelo projeto carnavalesco
Adereços confeccionados nos barracões
Artistas de decoração carnavalescos fabricam acessórios nos barracões

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!